O basquete é um dos esportes mais famosos do mundo e também muito divertido de se jogar e assistir. Seja você um iniciante na modalidade ou um veterano com anos de experiência vendo a bola laranja subir, nós separamos algumas curiosidades bem interessantes sobre ele.
Antes de partir para a quadra ou para a frente da TV, confira alguns fatos do basquete que talvez você ainda não conheça.
Como muitos outros esportes populares, o basquete foi criado nos Estados Unidos. Nesse caso, por James Naismith na cidade de Massachusetts em 1891. Ele queria desenvolver um jogo que pudesse ser praticado mesmo em dias chuvosos e que fosse menos brutal do que o futebol americano, que possui contato físico bem forte entre os jogadores.
O time masculino de basquete que representou os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona é considerado uma das melhores equipes de todos os esportes na história.
Imagine todos os melhores jogadores de uma modalidade atuando juntos. Foi isso que garantiu o ouro para os norte-americanos. O Dream Team contava com nomes de peso como Michael Jordan, Patrick Ewing, Larry Bird, Charles Barkley e Magic Johnson.
Michael Jordan está para o basquete como Pelé está para o futebol. O maior da modalidade e não se discute isso. Seis vezes campeão da NBA, medalhista de ouro e lenda nas quadras, o legado de MJ é mantido até hoje e ele é considerado um dos maiores esportistas de todos.
Atualmente não existe apenas um, mas sim alguns jogadores que se destacam como os principais nomes do basquete. LeBron James (Los Angeles Lakers) e Stephen Curry (Golden State Warriors) disputam o posto de melhor da liga todos os anos e conquistaram milhões de fãs ao redor do mundo.
Já a maior pontuação em um jogo da NBA é de Wilt Chamberlain, que marcou 100 pontos pelo Philadelphia Warriors (nome anterior do Golden State Warriors) em 1962 contra o New York Knicks.
O Brasil faz muito bonito no basquete e isso pode ser visto pelos nossos principais atletas. Oscar Schimidt não é chamado de “Mão Santa” por qualquer motivo. Ele é o maior pontuador da história do basquete, com incríveis 49.703 ao longo da carreira.
Além dele, a presença feminina no basquete é também muito forte. As brasileiras conquistaram uma medalha nas Olímpiadas de 1996 e fez história com nomes como “Magic” Paula, Hortência e Janeth.
Você sabia que as regras da liga americana de basquete são diferentes das praticadas no resto do mundo? Confira algumas mudanças entre as duas versões:
Tempo de jogo
- NBA: 4 períodos de 12 minutos
- FIBA: 4 períodos de 10 minutos
Posse de bola
- NBA: 24 segundos e mais 24 segundos se a posse for perdida e recuperada
- FIBA: 24 segundos e mais 14 segundos se a posse for perdida e recuperada
Três pontos
- NBA: 7,24m de distância do aro
- FIBA: 6,75m de distância do aro
Acúmulo de faltas
- NBA: o jogador é ejetado da partida após cometer a 6ª falta individual
- FIBA: o jogador é ejetado da partida após cometer a 5ª falta individual
É comum pensarmos que os Estados Unidos dominam o basquete, mas tem outros países que fazem bonito nesse esporte também. Entre os principais, destacam-se o Brasil, Argentina e Espanha.
Além deles, a Lituânia é também considerada uma potência do basquete. Ele é o principal esporte do país, possui uma liga nacional forte e jogadores que também atuam na NBA.
Alguns dos tênis mais famosos do mundo foram criados para serem usados nas quadras de basquete e anos depois se tornaram sucesso fora delas. Esse é o caso do Chuck Taylor All Star, Superstar e Air Jordan.
Além disso, os uniformes dos times da NBA também são usados constantemente como peças de roupas no dia a dia pelos fãs. Caso prefira ter algo personalizado, o caminho é criar o seu próprio manto no simulador da Ardos e deixar ele do seu jeito.
Um dos maiores símbolos do basquete era ligeiramente diferente quando foi criado. As bolas eram originalmente marrons no início do esporte, mas a cor era considerada difícil de enxergar pelos atletas e torcedores que assistiam aos jogos.
A mudança aconteceu em 1958, quando o técnico Tony Hinkle, do time da Universidade de Butler, nos Estados Unidos, decidiu mudar para laranja. A ideia dele fez sucesso e fez com que essa passasse a ser a oficial para todos os jogos até os dias de hoje.
A popularidade do basquete também pode ser medida pela quantidade de filmes que falam sobre ele ou usam o esporte como pano de fundo para a história.
Alguns deles fizeram muito sucesso e marcaram gerações. Entre os principais estão Space Jam – O Jogo do Século, Coach Carter – Treino para a Vida e Homens Brancos Não Sabem Enterrar.