Diziam que onde ele pisava, nem grama nascia. Apesar de um pouco ingrata, a posição que impede o gol reservou grandes nomes para o futebol e fez com que bilhões de pessoas vivessem momentos inesquecíveis, principalmente nas Copas do Mundo.
Para relembrar um pouco mais sobre eles, separamos alguns nomes reconhecidos como referências com a camisa 1 e que ajudaram grandes países a conquistarem o troféu mais cobiçado do futebol.
Confira a nossa lista e descubra quais os principais jogadores!
Qualquer comparação entre um goleiro atual e do passado é injusta. Por conta de estudos, ciência e evolução natural, os arqueiros de hoje em dia são muito mais ágeis e possuem reflexos que nomes dos primórdios do futebol jamais sonhariam.
Portanto, para essa lista, separamos os nomes de acordo com a importância de cada um deles dentro do contexto em que atuaram. Afinal de contas, se temos grandes goleiros no presente, foi muito por conta da dedicação e talento de quem se jogava na bola para impedir gols há muito tempo atrás.
Como a história do futebol é cheia de grandes nomes, vamos apresentar aqueles que tiveram um maior destaque nas Copas do Mundo. O principal torneio de seleções é definitivamente a competição mais vista do planeta e é justamente nessa hora que pessoas “comuns” podem se tornar heróis inesquecíveis.
Considerado por muitos como o principal goleiro da história do futebol, ele se destacou pelo impacto gerado na posição. Por conta de seu uniforme tradicionalmente todo preto, o “Aranha Negra” foi protagonista de partidas históricas em um momento em que o futebol soviético era considerado um dos mais fortes do mundo.
Yashin é lembrado até hoje pela importância que teve para a posição, fazendo com que todos depois dele fossem impactados pelas grandes performances em campo.
A defesa de Gordon Banks em uma cabeçada de Pelé é considerada como a mais difícil da história do futebol. Forte e no canto inferior, ela tinha tudo para ser um belo gol do Rei, mas foi impedida graças ao reflexo extraordinário do britânico Banks que impediu que a bola entrasse.
O milagre feito por ele foi suficiente para eternizá-lo na história do futebol e fazer com que o lance ficasse eternizado na memória de todos os apaixonados por Copa do Mundo.
Cláudio Taffarel foi um dos protagonistas da seleção tetracampeã nos Estados Unidos em 1994. O grito de “sai que é sua, Taffarel” ficou eternizado pelo narrador Galvão Bueno e fez com que a fama de pegador de pênaltis ficasse ainda maior.
Ainda que aquela tenha sido a Copa do Mundo protagonizada principalmente por Romário, o goleiro brasileiro foi fundamental para a conquista do título e também para que o Brasil fosse finalista na edição de 1998 na França contra os donos da casa.
O que Yashin foi no século XX, Gianluigi Buffon foi para o século XXI. Fundamental para o título da Itália em 2006, ele transformou novamente a posição de goleiro com elasticidade, reflexo, posicionamento e tempo de reação incomuns para a época.
Com uma carreira longeva, Buffon é sem dúvidas o principal nome da posição no início dos anos 2000 e segue sendo uma referência quando se fala em segurança embaixo das traves.
Bicampeão em 1958 e 1962, Gylmar dos Santos Neves foi um dos responsáveis pelo início do domínio brasileiro no futebol mundial. Ao lado de nomes gigantes como Pelé e Garrincha, ele atuou nos dois primeiros títulos do Brasil em Copas do Mundo.
Com boas defesas e segurança, Gylmar se firmou como o pilar de um time que ainda estava traumatizado e precisava de muita confiança em seu goleiro.
Ficou faltando algum nome nessa lista? Fique de olho em nosso blog para conferir mais nomes e saber curiosidades sobre a história do futebol. Entre eles, aproveite para saber quais são os 10 maiores jogadores da história do futebol brasileiro e descobrir se o craque do seu time está na nossa seleção de ídolos!
COMPARTILHAR |