As camisas de futebol vão muito além de um pedaço de tecido que usamos para jogar bola ou dar uma volta com os amigos. Elas contam histórias, representam cores e possuem curiosidades que fazem esta peça ser única e tão importante para bilhões de pessoas.
No início elas eram bem simples e com poucos detalhes, até pela tecnologia da época que não permitia muitas invenções ou criatividade. Hoje em dia é bem diferente e é possível até mesmo desenhar o uniforme da sua equipe com um simulador na internet e ter uma camisa do jeito que sempre quis.
Aliás, já se perguntou sobre os elementos que compõem uma camisa de futebol? Nós separamos seis delas para você saber tudo sobre a parte mais importante do uniforme de um time.
Pode parecer surreal imaginar um jogo profissional sem a numeração nos jogadores, mas nem sempre foi assim. A primeira partida entre clubes com números nas costas das camisas de futebol aconteceu em 1933, na partida entre Everton e Manchester City.
Entre as seleções demorou um pouco mais, sendo a Copa do Mundo de 1950 no Brasil a primeira competição com esse elemento que nunca mais saiu dos mantos.
O hábito de trocar de camisa com o adversário é um dos mais comuns no futebol atual. Segundo relatos históricos, isso acontece desde a partida entre França e Inglaterra em 1931.
Já tentou se lembrar a data de alguma camisa antiga ou quando ela foi usada e não conseguiu se recordar? Pois esse resgate está ficando cada vez mais fácil de fazer por conta dos patchs e matchdays aplicados nas camisas de futebol.
Os patchs são emblemas, geralmente em alto relevo, que são aplicados nas mangas do uniforme para mostrar qual é o campeonato que está sendo disputado. Esse hábito está presente nas principais competições, como as maiores ligas nacionais, torneios continentais e de seleções. Além disso, eles também são usados para demonstrar que uma equipe já venceu determinado torneio ou é a atual campeã.
Já os matchdays são ainda mais específicos. Eles são inscrições que ficam no peito e mostram dados da partida. Geralmente contém os nomes dos times, a data e o local onde o jogo foi realizado.
É quase impossível imaginar uma camisa sem patrocínios atualmente, não é mesmo? Pois a prática que começou com em 1973 com o intracht Braunschweig, da Alemanha e a empresa Jagermeister tomou conta do mundo da bola.
Eles são vistos nas camisas de times pequenos e grandes, mas ainda são proibidos para as seleções nacionais. Os patrocinadores estão presentes também na atual temporada e ajudam a criar a identidade das camisas de futebol de todas as equipes.
É difícil criar novos uniformes todos os anos e nós sabemos que agradar os torcedores não é uma tarefa simples. Por conta disso, muitas empresas buscam inspiração em fatos históricos, curiosidades do passado e até mesmo lançam tendências.
Nós reunimos algumas das mais recentes neste post aqui. Vale a pena conferir e ter algumas ideias para o próximo manto do seu time.