O futebol é o esporte mais popular do mundo e está repleto de curiosidades interessantes. Você sabe que o Brasil é o país com mais títulos de Copa do Mundo e que o Messi é um gênio, mas existem coisas que nem todos conhecem.
Pensando nisso, nós separamos hoje 5 curiosidades do futebol que talvez você ainda não sabia. Aproveite que você está em casa para conferir alguns fatos bem legais sobre a paixão nacional dos brasileiros.
Imagine algo que mais da metade do planeta pare para acompanhar. Segundo a FIFA, esse é o caso do futebol, que atraiu a curiosidade de mais de 3,5 bilhões de pessoas durante a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.
Não à toa, esse é definitivamente o esporte mais popular do mundo e conquista literalmente multidões em todos os cantos da Terra. Enquanto a próxima edição não chega, confira 10 filmes sobre esportes para você maratonar durante a quarentena.
Parece óbvio para os torcedores e jogadores que o goleiro use a camisa 1, o artilheiro vista a 9 e que o craque do time farde a mística 10, mas nem sempre foi assim. Os números só passaram a ser usados em 1933, na partida entre Everton e Manchester City pela Copa da Inglaterra.
Quem foi pioneiro nesse assunto foi o futebol americano, que usava numeração nos uniformes desde 1924.
Todos sabem que a FIFA é a responsável pela organização do futebol ao longo do planeta. Mesmo com algumas polêmicas, a entidade está sempre propondo ações para aumentar o tamanho e o impacto do futebol, incluindo na mudança das regras do jogo.
Mas, ao contrário do que muitos imaginam, isso não é responsabilidade dela. Quem decide isso é a International Board, que conta com as associações da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Além delas, a FIFA se faz presente como representante das outras confederações de futebol do mundo.
Quem anda pela Rua Engenheiros Rebouças em Curitiba pode não saber da importância que ela tem para o principal torneio de futebol do mundo. É que ela é a única do mundo que conta com dois estádios que sediaram duas edições diferentes de Copa do Mundo.
O primeiro é o Durival Britto e Silva, conhecido como Vila Capanema e atual casa do Paraná Clube que foi sede de duas partidas em 1950. O segundo é a moderna Arena da Baixada, do Athletico Paranaense, que foi a casa de quatro jogos em 2014.
A curiosidade maior aqui é que a Espanha jogou nas duas edições. Em 1950, foi uma vitória por 3×1 contra os Estados Unidos e em 2014 mais uma vitória, dessa vez por 3×0 contra a Austrália.
Mais uma curiosidade que aconteceu aqui no Brasil! O já tradicional spray usado pelos árbitros para marcar a distância da barreira em uma cobrança de falta foi uma criação do mineiro Heine Allemagne em 2000.
Ela é usada desde então em jogos no Brasil e foi oficializada pela FIFA em 2012.