De todas as listas possíveis sobre futebol, decidir quais são os maiores jogadores da história do futebol brasileiro não é fácil. O nosso país é uma máquina de produzir craques e exportação de pé de obra para o mundo todo.
Além disso, a Seleção é a maior vencedora da Copa do Mundo e o Brasileirão é um dos campeonatos nacionais mais disputados. Mesmo assim, vamos encarar este desafio e apresentar para você o nosso ranking.
Inventou um drible — o elástico — e foi peça fundamental para a construção do futebol bonito que fez o Brasil ser reconhecido em todo o mundo.
O “Capita” é um dos maiores laterais de todos os tempos e foi o responsável por erguer a Jules Rimet em 1970 no time que conquistou o tricampeonato. Seu legado impactou para sempre o futebol brasileiro.
Jogador de futebol, médico e defensor da democracia. O papel do “Doutor Sócrates” é muito mais do que o (reconhecido) talento dentro de campo. Marcou a história do futebol nacional em vários aspectos.
Protagonista do ouro olímpico em 2016, terceiro maior artilheiro da Seleção Brasileira e campeão da Champions League e Libertadores. Goste ou não, Neymar Jr já é o maior jogador da atual geração marcada pela ousadia e alegria.
‘Quando nasci, papai do céu apontou para mim e disse: esse é o cara’. A frase dita pelo próprio baixinho demonstra a personalidade única do jogador que foi o responsável pelo tetracampeonato em 1994 e um dos maiores atacantes que o mundo já viu.
O “bruxo” precisou de pouco mais de cinco anos no auge para se consolidar como um dos mais talentosos atletas de todos os tempos. O impacto de Ronaldinho Gaúcho foi tão grande que ele é reverenciado até hoje pelas proezas dentro de campo.
Provavelmente o maior ídolo da geração que cresceu nos anos 1980. Fez do Maracanã o principal palco para os golaços e apresentações magistrais. Zico foi tão grande que mesmo tendo perdido o título da Copa do Mundo em 1982 é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro.
Se o Brasil é penta, é porque Garrincha foi fundamental na conquista do troféu em 1962 no Chile. O “Anjo das Pernas Tortas” driblou as dificuldades físicas e sociais e se tornou um dos maiores de todos os tempos.
O “fenômeno” não está na segunda posição por acaso. Considerado um dos centroavantes mais implacáveis do futebol mundial, ele foi protagonista do pentacampeonato e foi o maior artilheiro da história das copas até ser ultrapassado por Klose em 2014.
O maior artilheiro da história do esporte, tricampeão da Copa do Mundo e condecorado como o Rei do Futebol. Pelé foi eleito como o atleta do século XX e é referência quando se fala em futebol brasileiro.
O ídolo da Seleção Brasileira e do Santos é o primeiro em praticamente todas as listas e encabeça a nossa também.