Blog

Basquete no Brasil

O basquete é um dos esportes mais populares do mundo. Prova disso é sua grande audiência. No Brasil, por exemplo, cerca de 40% da população acompanha essa modalidade, segundo dados do IBOPE 2019.

Se você está entre as pessoas que não apenas gostam de assistir, mas também de praticar esse esporte, a seguir vamos te contar um pouco sobre a história do basquete no Brasil, os principais campeonatos e atletas brasileiros.

Um pouco de história

É praticamente impossível falar sobre a história do basquete no Brasil, sem antes contar como foi a criação deste esporte. Como você já sabe, o basquete é um esporte coletivo, criado nos Estados Unidos. Seu nome em inglês, basketball já representa bem do que se trata o jogo, já que é a união das palavras cesta (basket) e bola (ball).

Foi em dezembro de 1891 que o professor canadense James Naismith, da Associação Cristã para Moços (YMCA), prendeu dois cestos de pêssego em uma parede a uma altura de 3,05 metros do chão (altura essa que é mantida até hoje).

A ideia surgiu da busca por um esporte intenso, que pudesse ser praticado dentro de um ginásio. Já que, naquele período do ano, o inverno e a chuva no norte dos Estados Unidos eram muito rigorosos.

O esporte foi tão bem aceito que logo em janeiro de 1892, já aconteceu o primeiro jogo oficial.

História do basquete no Brasil

Talvez você não saiba, mas o Brasil foi um dos primeiros países a conhecer o basquete. Tudo começou em 1896, quando o professor americano Augusto Shaw foi convidado para dar aulas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Foi lá que ele apresentou o jogo ao país e criou a primeira equipe de basquete masculino, o time Mackenzie College.

Porém, foi apenas 6 anos depois que o primeiro campeonato da modalidade aconteceu, em 1912. Apesar disso, ele teve uma grande importância, já que contribuiu para a evolução do esporte e, principalmente, para que ele fosse levado para escolas e clubes. Inclusive, o primeiro clube a adotar essa modalidade foi o América, do Rio de Janeiro.

A primeira liga oficial aconteceu em 1919, também no Rio de Janeiro, e foi vencida pelo Flamengo. Já a primeira seleção brasileira da modalidade foi convocada em 1922, quando disputou jogos contra Argentina e Uruguai, e sagrou-se campeã.

Dentre os principais títulos que o Brasil já conquistou no esporte, se destacam os campeonatos mundiais de 1959 e 1963, quando a seleção brasileira masculina se sagrou campeã. Já, no feminino, a seleção que contava com atletas como Hortência, Magic Paula e Janeth também foi campeã mundial em 1994.

Jogadores brasileiros no Hall da Fama

Oscar Schmidt é o maior jogador brasileiro. E não é para menos. Afinal, ele é o maior pontuador da história, com 49.737 pontos. Por esse e tantos outros feitos, o ex-jogador foi nomeado ao Basketball Hall of Fame, dos Estados Unidos, em setembro de 2013. Vale ressaltar que ele ganhou essa honraria sem nunca ter jogado na NBA (National Basketball Association).

Hortência também está no Hall da Fama, desde 2019. Essa foi uma homenagem do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) devido às suas contribuições ao esporte nacional.

Principais campeonatos nacionais

Agora que nós já te contamos um pouco sobre a história do basquete no Brasil, precisamos falar sobre os principais campeonatos do país. Afinal, eles são fundamentais para manter o alto nível da prática e garantir que o público se mantenha fiel ao esporte.

No Brasil, é possível encontrar campeonatos a nível regional, estadual e nacional. Quando estaduais, eles normalmente são organizados pelas federações dos respectivos estados. Esse é o caso, por exemplo, do Campeonato Paulista de Basquete.

Já a nível federal, o campeonato mais importante é a NBB, sigla de Novo Basquete Brasil. Nascida em 2008, a liga recebe esse nome por ter um papel fundamental para aumentar a popularidade do esporte, que se perdeu muito em conta das ausências da Seleção Brasileira Masculina nas Olimpíadas. A NBB é organizada pela Liga Nacional de Basquete, com chancela da CBB (Confederação Brasileira de Basquetebol).

Já, entre as mulheres, a Liga de Basquete Feminino (LBF) é a principal competição. Criada em 2010 pela Liga Nacional de Basquete e chancelada pela Confederação Brasileira de Basquete, ela substituiu a Taça Brasil (de 1984 a 1997) e o Campeonato Nacional (1998 a 2010).

Atletas brasileiros na NBA

Como dissemos anteriormente, é impossível falar sobre a história do basquete no Brasil sem mencionar os Estados Unidos. Afinal, a NBA é considerada a principal liga do mundo. Dentre os jogadores que já jogaram lá, se destacam:

Se após saber mais sobre a história do basquete no Brasil, você se animou para praticar ainda mais essa modalidade, clique aqui e descubra como escolher a bola de basquete para seus jogos e treinos.

< Voltar