A preparação da Seleção para a Copa do Mundo está a todo vapor e falta muito pouco para a busca pelo hexa. Para atingir este objetivo, o técnico Tite já realizou a convocação para o torneio e iniciou a organização para a primeira partida da competição mais importante do futebol mundial.
O jogo de estreia será contra a Sérvia, no dia 24 de novembro e até lá serão pouco mais de duas semanas de treinos e muita conversa para deixar tudo pronto até a hora do apito inicial.
E para entrar no clima, confira todos os detalhes e curiosidades sobre a preparação do time brasileiro para tentar a conquista do sexto título da Copa do Mundo.
Uma das maiores reclamações do treinador brasileiro é a falta de jogos contra as principais equipes europeias, como França, Inglaterra e Alemanha. Com isso, os maiores testes foram os confrontos com os rivais continentais que seguem fortes no cenário internacional.
Disparada a melhor seleção das eliminatórias da América do Sul, o ponto fraco foi a perda da Copa América em casa para a Argentina liderada por Lionel Messi em 2021. Desde então a campanha foi boa nas partidas disputadas, mas sem grandes desafios para o time Canarinho.
Os dois últimos jogos foram vitórias sem dificuldades contra Gana (3×0) e Tunísia (5×1), resultados que empolgaram parte da torcida. Ainda assim, o baixo nível dos rivais preocupa para saber se a preparação da Seleção para a Copa do Mundo será suficiente para a conquista do tão sonhado título.
A Seleção Brasileira já tem data para se apresentar no Catar: 14 de novembro. O prazo é bem apertado, já que a estreia acontecerá apenas dez dias depois.
Na prática, isso quer dizer que a comissão técnica terá pouquíssimos treinos para poder preparar a equipe para o primeiro jogo. Com isso, cresce a tendência de que o time que vem atuando nas últimas convocações comece também na Copa do Mundo.
Um diferencial é que este ano a FIFA permitiu que sejam convocados 26 jogadores, ao invés dos tradicionais 23 atletas das edições anteriores. Com isso, os times ganham mais opções e consequentemente qualidade na hora de escolher qual será o “11 inicial” para cada um dos até sete jogos.
Um fator importante que devemos ressaltar é que ainda podem haver modificações na convocação. Entretanto, isso só pode ser feito em caso de contusão – que deve ser medicamente comprovada.
Com isso, qualquer jogador brasileiro pode ser convocado para substituir o atleta lesionado. E já que toda precaução não é exagero, o técnico Tite pediu para que alguns jogadores adiassem as férias para garantir que estejam em ritmo de jogo caso sejam chamados de última hora.
Um ponto importante é que os possíveis nomes escolhidos não precisam estar na pré-lista de convocados que acabaram ficando de fora do corte final.
O calendário apertado no final do ano fez com que não fosse possível realizar amistosos de preparação da Seleção para a Copa do Mundo. Esses testes sempre foram muito valorizados pelos treinadores pois permitem que alguns ajustes sejam feitos antes da “prova de fogo”.
Para se ter uma ideia de como as datas estão escassas, alguns campeonatos nacionais, como o Campeonato Brasileiro, terminam apenas uma semana antes do início da Copa do Mundo. Isso, é claro, impactará diretamente no planejamento não apenas do Brasil e das demais 31 seleções.
Mesmo assim o clima é de esperança e muita torcida para a Seleção Brasileira na busca pelo sexto título mundial. Com um grande técnico e jogadores de alta qualidade, a expectativa é que o favoritismo seja confirmado dentro de campo e que o final seja muito feliz para todos nós.
A proximidade faz com que a ansiedade para a Copa do Mundo seja cada vez maior. Para não ficar sem pensar no que está por vir, a dica é acompanhar todas as novidades diretamente das redes sociais da Ardos e não perder nenhum detalhe.
Agora é hora de torcer pelo Brasil!
COMPARTILHAR |