Movimentar-se é fundamental para o ser humano e esse hábito está na rotina de milhões de brasileiros por meio das atividades físicas. E mais do que incentivar a prática de esportes, saber como fazer isso da maneira mais adequada é fundamental para que seja algo prazeroso.
Um atleta de elite, um esportista amador e uma pessoa sedentária possuem o mesmo objetivo: levar uma vida saudável.
Para isso, manter uma boa alimentação e inserir atividades físicas na rotina do dia a dia são boas alternativas para todos. Por mais que possa parecer algo complicado para quem não se movimenta muito, veremos mais adiante que opções não faltam para todos os corpos e estilos de vida.
Ações simples podem ser muito poderosas em diversos aspectos, ainda mais quando o assunto é colocar em prática algo tão benéfico para o corpo e a mente. Além dos óbvios benefícios para a parte física, o aspecto mental também absorve a sensação boa liberada pela realização de um exercício.
Engana-se quem pensa que praticar um esporte precisa ser algo complexo ou muito exigente. Para provar que ele é acessível para todos, preparamos uma lista de atividades físicas para os mais variados perfis:
Que tal trocar a viagem curta de carro por uma caminhada? Além de ajudar a queimar algumas calorias, ela fortalece os músculos e também ajuda a criar uma conexão maior com a cidade e os locais ao redor.
O melhor é que não precisa de nada além de um tênis e roupa confortável para poder caminhar por aí com tranquilidade.
O esporte mais popular do mundo é perfeito para quem gosta de atividades coletivas e muito divertidas. Jogando com menos intensidade, é possível marcar gols e se divertir ao mesmo tempo que cuida do corpo e da mente.
Para ficar ainda mais interessante, uma boa opção é criar um time e até mesmo ter seu próprio uniforme personalizado.
Seja em grupo ou solo, andar de bicicleta é algo que nunca se esquece depois que aprende. Seja na cidade, estrada ou nas montanhas, sempre é possível encontrar colegas e trajetos que acompanhem o seu ritmo e tornem a atividade agradável.
A corrida é quase uma evolução da caminhada e perfeita para quem busca por um pouco mais de desafio na vida. Ela pode ser mais intensa e curta, longa e de resistência ou até mesmo totalmente livre, se adequando aos seus objetivos.
Uma boa dica é participar de grupos de corridas, onde os corredores se motivam juntos e participam de provas oficiais.
Um fato que não podemos negar é que a atividade física é uma das ações mais inclusivas que temos na sociedade. Pessoas com deficiência, jovens, idosos e corpos de todos os biotipos podem encontrar uma atividade para curtir.
Para que isso ocorra da melhor forma possível, o ministério da saúde criou o Guia de Atividade Física para a População Brasileira.
Trata-se de uma cartilha online que ajuda a explicar mais sobre o tema e apresenta dicas interessantes que mostram todos os benefícios que a prática pode trazer para a vida de todos.
Além de ser gratuito, ele é super completo e fala de assuntos bem interessantes de um jeito direto e que desperta a curiosidade do leitor. Um fato interessante é que ele separa o conteúdo por faixa etária, abordando desde os pequenos até a população mais velha.
Outro ponto de destaque é a dedicação de capítulos exclusivos para pessoas com deficiência, gestantes e mulheres no pós-parto.
Para baixar, CLIQUE AQUI agora mesmo.
Curtiu este conteúdo? Pois saiba que sempre temos novidades por aqui e que você pode receber tudo diretamente em sua caixa de entrada.
Para isso, basta se inscrever na newsletter da Ardos e receber todas as novidades em primeira mão sobre o mundo dos esportes, uniformes e demais práticas esportivas.
Não perca tempo e registre-se já!
COMPARTILHAR |