Blog

A importância do futebol amador no Brasil

Como o futebol amador contribuiu para você ser quem você é hoje? Não entendeu a pergunta? 🤔 Então, você precisa ler este artigo! ⚽🏅

futebol amador desenho

No mês de julho, dia 04, comemoramos o Dia do Futebol Amador. Essa é uma data que não pode passar em branco na sua agenda, porque esse esporte é parte fundamental da nossa identidade como brasileiros. 

Você já deve ter ouvido aquela frase que diz que “futebol não é só um jogo”, certo? Pois ela está corretíssima — e isso também vale para o futebol amador. Ainda que as peladas estejam longe do glamour das competições profissionais, elas conseguem animar torcidas e fazer jovens e adultos sonharem alto

É por isso que preparamos este artigo. Vamos entender o porquê desse esporte ser tão importante para a gente? 

O futebol amador é parte da nossa identidade

Qual esporte você associa ao Japão? Talvez você tenha pensado no karatê, certo? No caso dos EUA, você relaciona o país a qual esporte? Basquete, futebol americano?

No caso dos brasileiros, o mundo todo concorda que o futebol nos representa. É claro que esse é um estereótipo. Nem todo brasileiro gosta de futebol.

Contudo, é inegável que o penta campeonato mundial, a euforia das torcidas nos estádios e a fama mundial dos nossos craques fazem com que as pessoas associem nosso país a esse esporte. Isso fez com que a maioria dos brasileiros sempre quisesse jogar bola. 

futebol amador identidade nacional

Além disso, ao contrário de outros esportes, o futebol amador é extremamente acessível. Basta uma bola, que nem precisa ser oficial, e espaço para poder brincar. Isso faz com que crianças do país inteiro joguem futebol, independentemente das suas origens. 

Esse futebol amador, ainda que uma brincadeira, faz os olhos de qualquer brasileiro brilhar, pois ele é parte da nossa identidade nacional. 

O futebol amador fortalece a comunidade 

Todo bairro tem o seu campeonato de futebol — e, acredite, ele desperta paixões! O futebol amador é uma forma de fazer com que bairros e comunidades se reconheçam como um elemento comum entre os moradores. 

futebol amador torcida

Isso incentiva os moradores a terem mais carinho pela sua comunidade, fortalecendo laços entre vizinhos, o que ajuda esses indivíduos a resolverem problemas comuns. Não são raros os casos em que campeonatos de futebol amador estejam associados a campanhas de coleta de alimentos, roupas ou outros donativos. 

Conforme o tempo vai passando, esses jogos se tornam mais relevantes e podem, até, se tornarem a primeira apresentação de futuros craques. Você com certeza conhece alguma história de algum jogador famoso que hoje carrega consigo o nome da sua comunidade, não é verdade? 

O futebol amador ajuda a formar caráter 

Uma coisa é certa: ninguém gosta de um mau perdedor. Ainda que todo mundo conheça alguém que pegava a bola de volta quando começava a perder o jogo, essa nunca foi a atitude de um bom jogador, certo? 

time de futebol amador

O futebol amador ajuda as crianças a aprenderem desde cedo que a vida é feita de vitórias e derrotas. Elas também aprendem que o jogo deve respeitar algumas regras, que jogar sujo e machucar o colega é errado. Não é porque é amador que precisa ser bagunça. 

Ademais, ao vencer ou perder com os seus amigos, a criança entende o valor da amizade — algo mais importante que qualquer medalha. 

O futebol amador é um dos esportes mais acessíveis que existe 

Todo mundo sabe que é preciso praticar algum esporte, certo? Nosso corpo não foi feito para ficar parado, ainda que muita gente esteja sedentária. Acontece que essas pessoas nem sempre se sentem bem praticando esportes individuais, como a musculação. 

Se o indivíduo não se diverte fazendo a prática, é provável que ele desista dela. É por isso que o futebol amador é o esporte predileto de milhares de pessoas. 

futebol amador acessibilidade

Por ser coletivo, jogado com seus amigos ou colegas, essa atividade se torna agradável — e não um fardo. É assim que o esporte deve ser em nossas vidas!


Quanta coisa o futebol amador traz para a nossa vida, não é mesmo? É por isso que, apesar de você não jogar nos estádios mais famosos do mundo, você tem muito o que comemorar depois da sua pelada. 

Falando nisso, você se lembra do seu primeiro jogo? Foi na escola? Foi com o seu pai? Compartilhe este texto com os seus amigos e veja o que eles acham do futebol amador. Quem sabe vocês não se lembrem de alguma boa história? 

< Voltar