O atletismo é uma das principais modalidades olímpicas e possui algumas das provas mais famosas do mundo. Além disso, ele é uma das principais portas de entrada de quem está começando no mundo dos esportes.
Seja na aula de educação física ou no esporte de alto rendimento, o atletismo segue sendo popular e com milhões de praticantes. Eles envolvem alguns dos movimentos mais básicos do corpo humano, como correr, saltar e arremessar e é considerado um esporte-base e símbolo dos Jogos Olímpicos.
Ele é perfeito para quem gosta de separar o uniforme perfeito, pegar o tênis e partir para a atividade física.
Existem mais de 20 modalidades de atletismo, algumas mais conhecidas do que as outras. Por mais que o foco dos atletas seja a medalha de ouro olímpica, diversas provas são disputadas regularmente no mundo todo.
A seguir, vamos falar sobre as principais modalidades e explicar um pouco mais sobre cada uma delas:
É uma das mais famosas e empolgantes provas de todos os esportes. É disputada entre 8 atletas que correm para ver quem é o mais rápido em uma única reta.
Os principais nomes da modalidade são o jamaicano Usain Bolt, aposentado desde 2017 e o norte-americano Carl Lewis, considerado pelo Comitê Olímpico Internacional como o maior atleta do século XX.
Outras modalidades do atletismo similares aos 100 metros rasos
- 200 metros rasos
- 400 metros rasos
- 100 metros com barreiras
- 110 metros com barreiras
- 400 metros com barreiras
Aqui não basta ser veloz, é preciso ter resistência e força física para aguentar os cinco quilômetros de prova. Os atletas desse tipo de prova são chamados de fundistas e elas são realizadas nas pistas de atletismo.
O segredo aqui é manter um bom ritmo durante a corrida, para se manter competitivo e sem desgaste para vencer a prova.
Além dos 5000 metros, existem outras modalidades parecidas:
- 10 mil metros rasos
- 800 metros rasos*
- 1500 metros rasos*
* são consideradas provas intermediárias, chamadas de meio-fundo.
É a última prova dos Jogos Olímpicos e um dos maiores símbolos do esporte. Nela, o corredor deve percorrer incríveis 42,195 Km. Essa distância possui duas curiosidades históricas, que fizeram a maratona ser o que é hoje.
A primeira diz respeito aos 40 quilômetros, que seria a distância entre as cidades gregas de Maratona (olha o nome aí) e Atenas. Ela teria sido percorrida pelo soldado ateniense Fidípides, um mensageiro do exército.
A segunda é sobre os 195 metros finais, que foram acrescentados 2,195 km nas Olimpíadas de Londres. A largada no Castelo de Windsor, residência da monarquia britânica, fez com que a prova ficasse ligeiramente maior.
No fim, convencionou-se que a prova tivesse a distância de 42,195 Km. Um verdadeiro teste de resistência e que tem grandes potências como Quênia e Etiópia.
São modalidades bem parecidas, mas que possuem algumas características que os diferenciam. Confira mais sobre cada uma delas:
Lançamento de martelo → O martelo (que na verdade é uma esfera) é preso ao cabo que o atleta gira e solta quando desejar para atingir a maior distância dentro de uma área marcada num ângulo de 34,92° à frente.
Lançamento de Dardo → A prova consiste em uma corrida em uma pista e ao final o atleta arremessa o dardo que está carregando. A marca válida é a do primeiro contato do dardo com o solo
Lançamento de disco → É muito parecida com o lançamento de martelo, mas aqui não há cabo para segurar o objeto. O atleta deve girar dentro de uma área com 2,5m de diâmetro e soltar o disco para atingir a maior distância.
Lançamento de peso → Esta é para os fortes, pois é preciso arremessar uma bola de metal (7,26 kg para homens e 4 kg para mulheres) em três tentativas.
É uma prova extremamente técnica, pois é preciso que o corredor mantenha pelo menos um dos pés no chão durante o tempo todo. Isso ocorre com o movimento do corpo, que mexe o quadril para executar a ação sem retirar um dos pés do solo.
São provas de 20 km para as mulheres e 20km e 50km para os homens.
Essa é a hora de mostrar que existe trabalho coletivo no atletismo. São equipes com 4 velocistas, que devem passar o bastão para o próximo dentro de um raio de 20m.
Existem duas variações, 4×100 metros e 4×400 metros, ambas exigindo muito treino para garantir que passagem aconteça com perfeição durante a corrida.
Existem várias modalidades de salto no atletismo, conheça um pouco mais sobre elas:
Salto com vara → Os atletas devem saltar sobre um sarrafo horizontal usando uma vara flexível para alcançar a altura necessária para superar o obstáculo.
Salto em altura → Parecido com o salto com vara, mas aqui o obstáculo deve ser ultrapassado apenas com o impulso do corpo do atleta.
Salto em distância → O atleta corre pela pista até chegar no limite final, onde deve tentar saltar o mais longe possível em uma caixa de areia.
Salto triplo → Similar ao salto em distância, mas aqui o atleta deve dar três passadas antes de realizar o salto na caixa de areia.
São duas variações que reúnem várias modalidades em um só circuito.
Praticado apenas por mulheres, é composta pelas seguintes provas:
- 100 m com barreiras
- Salto em altura
- Arremesso de peso
- 200 m rasos
- Salto em distância
- Lançamento de dardo
- 800 m rasos
A vencedora é a atleta que somar mais pontos somados ao final das sete provas.
Praticada apenas por homens, é composta pelas seguintes provas:
- 100 metros rasos
- Salto em distância
- Salto em altura
- Lançamento de peso
- Lançamento de disco
- Lançamento de dardo
- Salto com vara
- 1500 metros rasos
- 400 metros rasos
- 110 metros com barreiras
O vencedor é o atleta que somar mais pontos somados ao final das dez provas.