Blog

O futebol e as crianças

Que o futebol é uma paixão nacional, você com certeza já sabe. Esse esporte não se trata apenas de um simples jogo. Crianças do país inteiro praticam essa atividade. Até porque, você não precisa de muita coisa para jogar futebol. Uma bola e espaço para brincar já são suficientes.

Seja por influência dos mais velhos ou dos amigos, a verdade é que muitas crianças já começam a gostar da prática desde cedo. Mas o que talvez você não saiba é que o futebol pode contribuir muito para o desenvolvimento das crianças. A seguir, vamos te mostrar algumas razões pelas quais você pode e deve incentivar crianças e adolescentes a jogarem futebol.

1. Desenvolvimento motor

Você sabia que a partir dos 5 anos a maioria das crianças já pode começar a jogar futebol? Inclusive, essa prática contribui muito para o desenvolvimento físico e motor dos pequenos. Afinal, jogar futebol melhora não apenas a coordenação motora global, como também:

2. Forma física

Uma característica fundamental do futebol é que ele é um esporte acessível. Como dissemos anteriormente, basta ter espaço e uma bola para poder jogar uma partida de forma amadora. E é justamente por essa razão que ele é uma boa forma para manter as crianças ativas, evitando o sobrepeso e doenças relacionadas ao sedentarismo.

Sem falar que, no que diz respeito ao desenvolvimento físico, esse esporte também:

3. Convivência social

É claro que o desenvolvimento físico e motor são fundamentais para o crescimento da criança. Mas, um dos benefícios mais importantes que o futebol proporciona para os pequenos diz respeito ao convívio social.

Afinal, ao praticar um esporte coletivo e tão amado, a criança não fica limitada apenas ao convívio familiar. Ou seja, ela passa a ter contato com outras crianças, desenvolvendo também um senso de comunidade.

Com isso, as crianças e adolescentes aprendem o valor das amizades, fortalecem laços e melhoram a relação com a comunidade, de maneira geral. Sem falar que isso ainda contribui para a autoestima dos pequenos, já que faz com que eles tenham mais segurança com relação a eles mesmos.

4. Formação do caráter

Seguindo a mesma linha, não poderíamos deixar de citar a contribuição da prática do futebol na formação do caráter das crianças. Afinal, desde cedo os pequenos precisam aprender a respeitar regras.

Não pegar a bola com as mãos e não machucar os adversários são regras que parecem simples. Mas, para as crianças, compreendê-las e respeitá-las é ótimo para a formação do caráter.

E isso não é tudo. Ao praticar uma atividade competitiva, as crianças também entram em contato com experiências de vitórias e derrotas. Isso ensina lições valiosas para o futuro, como superar as derrotas e aprender a respeitar os adversários nas vitórias.

5. Trabalho em equipe

Como você já sabe, o futebol é um esporte coletivo. Por isso, além da convivência social, ele também faz com que a criança aprenda a interagir com seus colegas em prol de um objetivo comum. Ou seja, os pequenos aprendem o valor do trabalho em equipe.

Afinal, seja para evitar que o adversário faça um gol ou para ganhar o jogo, é fundamental contar com o apoio de todos os integrantes do time. E essa é uma lição valiosa para a formação da criança, já que desde cedo ela entende que é mais fácil alcançar metas com a ajuda de outras pessoas. Isso, inclusive, essa é uma das soft skills mais procuradas no mercado de trabalho.

6. Disciplina

Assim como o trabalho em equipe, a disciplina é um dos valores mais importantes que o futebol ensina para as crianças. Pois, a partir do momento em que a brincadeira começa a ficar mais séria e a criança chega a participar de competições, ela começa a entender o quanto ter disciplina é fundamental.

Se comprometer com o esporte e com os colegas de equipe, não faltar aos treinos, chegar na hora certa, usar o uniforme correto e seguir o que o treinador diz são apenas alguns dos exemplos do quanto a disciplina é importante no futebol.

7. Tomada de decisão

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre o quanto o futebol é importante para o desenvolvimento mental das crianças. Afinal, durante uma partida, a criança aprende a ter um raciocínio mais ágil.

Decidir para qual lado do gol chutar, saber quem está melhor posicionado para receber um passe e definir a força com a qual deve chutar a bola são decisões que precisam ser tomadas em milésimos de segundos e que contribuem muito para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

Você acaba de conferir os 7 principais benefícios do futebol para o desenvolvimento das crianças. E se quiser ler mais conteúdos sobre o assunto, clique aqui e veja nosso texto sobre as 5 curiosidades do futebol que você provavelmente não conhece.

< Voltar