Blog

O inverno chegou: 4 dicas e cuidados para fazer exercícios no frio

Está com preguiça de fazer exercícios no frio? Você sabia que usar roupas com conforto térmico pode ajudá-lo a não sofrer com as baixas temperaturas? Confira aqui 4 dicas para manter a atividade física no inverno:

exercício no frio 4 dicas

Sempre que falamos de exercícios físicos, é natural que pensemos no verão. A luz do sol e o calor têm tudo a ver com as atividades ao ar livre, não é mesmo? Contudo, engana-se quem pensa que não dá para fazer exercício no frio. 

Aliás, praticar exercícios no inverno é mais que uma possibilidade. É uma necessidade. Pense bem! O inverno dura três meses. Tem como ficar tanto tempo sem fazer pelo menos uma atividade física? 

É por isso que decidimos dar algumas dicas para você enfrentar o frio da sua cidade para se exercitar. O frio não é desculpa!

4 orientações para fazer exercícios no frio

1. Use o frio a seu favor 

como fazer exercícios no frio

Acredite se quiser, mas o frio é um grande aliado de quem quer entrar em forma. As baixas temperaturas exigem mais do nosso corpo, fazendo com que o gasto calórico aumente. Somando essa característica a uma dieta balanceada e à prática de exercícios no frio, o resultado é a aceleração da perda de peso.

Essa combinação também é bacana para quem quer ganhar massa magra, eliminando as gorduras e dando destaque aos músculos. É claro que o segredo para esses resultados estão na constância da prática. 

2. Não abandone o filtro solar 

luz solar no frio

Apesar do frio, o sol ainda estará brilhando no céu — e isso significa que os raios ultravioletas também estarão presentes. Se você quer que a sua pele fique com uma aparência bonita, evitando o surgimento de manchas, não deixe de usar protetor solar enquanto estiver fazendo exercícios no frio. 

Muita gente acredita que a proteção da pele está associada ao calor, mas ela está associada aos chamados raios UV, que danificam a pele e podem causar doenças, como o câncer de pele. 

Apesar disso, lembre-se que nosso corpo precisa de vitamina D, e ela exige luz solar. A dica é tomar sol e praticar exercícios nos horários de menor incidência dos raios UV, como de manhã (até às 10h00) e de tarde (depois das 16h00). 

3. Cuide da alimentação 

alimentação no frrio

O frio pede algumas estripulias gastronômicas, né? Massas, queijos, vinhos, carnes etc. são alguns dos alimentos prediletos das pessoas nessa época do ano. 

De vez em quando, esses alimentos não nos causam problemas. Agora, se você tem algum objetivo em relação ao seu corpo, como perder peso ou ganhar músculos, não se esqueça que a dieta é uma aliada nesse processo. 

Na dúvida, procure um profissional, como nutricionistas ou nutrólogos, para criar uma dieta específica para você no inverno. Acredite, dá para comer pratos deliciosos sem fugir da dieta. 

4. Use roupas térmicas 

Ninguém quer passar frio na rua enquanto dá aquela corrida, certo? Acontece que você não precisa sofrer com as baixas temperaturas para fazer exercícios no frio, pois existem roupas que controlam a temperatura do seu corpo. 

segunda pele para exercíco no frio

Veja bem, quando fazemos exercícios, nosso corpo cria necessidades térmicas diferentes, que nem sempre são atendidas pelas roupas que usamos normalmente. 

Isso pode prejudicar o rendimento da atividade e causar desconforto ao praticante. Por isso, assim como você tem roupas para cada tipo de ocasião, compre peças específicas para a prática esportiva!

agasalhos para exercício no frio

Fazer exercícios no frio pode não ser a mais fácil das tarefas, mas, acredite: ela é altamente gratificante! Os exercícios aumentam a nossa resistência, podendo reduzir as chances de sofrer com doenças sazonais, como os resfriados. 

Se você quiser conhecer um pouquinho mais sobre os produtos da Ardos, ideais para quem quer fazer exercícios no inverno, visite nosso site!

< Voltar