Ser treinador de futebol não é fácil. Além de aguentar a pressão da torcida e da diretoria, essa é uma das funções mais exigentes do esporte e o caminho para chegar até um grande clube é bem mais longo do que muitos pensam.
Ao contrário do que boa parte dos torcedores acham, um treinador de futebol precisa de muito conhecimento e estudo para poder estar na área técnica orientando uma equipe em busca dos três pontos.
Se você pensa em seguir este caminho ou quer saber mais sobre como ser um treinador de futebol, veja agora o que é necessário para ser o próximo “professor” de um time profissional.
Você sabia que um treinador precisa ser certificado para comandar um time no Brasil e em vários outros países? Para melhorar a qualidade da formação de profissionais e do jogo em si, diversas federações nacionais exigem uma formação para aqueles que desejam trabalhar na área.
Para obter essa licença é necessário passar por cursos, que misturam teoria e prática e provar que está apto para exercer essa função. A principal nesse quesito é a UEFA Pro, concedida pela federação europeia e que é exigida nas equipes das principais ligas do mundo, como a inglesa, espanhola e alemã.
Essa prática é relativamente recente no Brasil e passou a ser exigida há pouco tempo. Para comandar um time nas competições nacionais é necessário ter a licença A ou Pro na CBF Academy.
→ Ter sido jogador profissional não é um pré-requisito e não interfere na formação de um treinador de futebol
Essa obrigatoriedade vale até mesmo para aqueles que já exercem a profissão há vários anos. Para as categorias de formação são exigidas outras licenças menores, como a B para ser treinador de base e a C para escolinhas de futebol.
Durante as aulas serão ensinados conceitos técnicos, táticos, de gestão de pessoas e de demais aspectos importantes que fazem parte da rotina de um treinador de futebol, como conhecimento sobre aspectos físicos e da legislação do esporte.
Ao final, o profissional capacitado terá o conhecimento teórico e prático necessário para dar seus primeiros passos dentro do comando de um time profissional de futebol.
Apenas ter uma licença não garante que o seu nome seja o próximo a ser mencionado nas mesas redondas para assumir um gigante clube da Série A. A jornada de um treinador de futebol no Brasil começa por baixo, geralmente assumindo o comando de times das categorias de base.
A formação em outras áreas pode ajudar nesse sentido, pois muitos profissionais começam na educação física para encontrar um caminho no futebol.
Boa parte dos novos profissionais começa como auxiliar técnico, fazendo parte de uma equipe e até mesmo cuidando de alguns aspectos específicos, como a defesa ou organização do time na bola parada.
Antes de ter um belo salário, um treinador de futebol precisa abrir mão de muita coisa para alcançar os objetivos. Primeiramente, dê adeus aos finais de semana e vida tranquila, pois boa parte das partidas acontecem aos sábados e domingos – sem contar o tempo das viagens para os jogos como visitante.
Além disso, é preciso entender que quanto maior for a oportunidade, maior será a cobrança. Um treinador de futebol precisa lidar com a pressão por bons resultados por parte da diretoria, torcedores e até mesmo da imprensa especializada.
Mesmo que pareça um pouco complicado lidar com tudo isso, o prazer de trabalhar com o que se ama e conduzir um time compensa os sacrifícios realizados ao longo do caminho.