Conhecer a origem dos termos do futebol é um dos passatempos mais interessantes para os torcedores ao redor do mundo, mas que ganha um gostinho todo especial aqui no Brasil. Um deles é a pelada, que é praticada por muitos, mas cuja origem é bem pouco conhecida.
Afinal de contas, por que chamamos o futebol de pelada? Se você tem essa dúvida, chegou o dia de encontrar a resposta para contar na próxima partida com a galera.
Se no futebol profissional temos uma série de normas e obrigações, na pelada a principal regra é a diversão. Números de jogadores? Tamanho do gol? Condições do gramado? Tudo isso fica de lado na hora em que os times são divididos e a bola (geralmente gasta) começa a rolar.
A pelada é aliás um dos motivos pelos quais o Brasil é reconhecido como um celeiro de craques. Diversos ídolos do futebol nacional começaram chutando uma bola com o pé descalço nas ruas espalhadas pelo país.
Podemos dizer que tendo duas pessoas, uma bola e algo que simule uma trave, já é uma pelada. É inegável que o DNA do futebol brasileiro passa pelas peladas disputadas com muito suor e diversão.
Assim como muitas outras nomenclaturas no esporte, a sua origem não é tão clara assim e é preciso um resgate histórico para saber qual o significado de uma palavra tão presente no cotidiano dos amantes do esporte.
Muitos foram traduzidos e aportuguesados para que caísse no vocabulário local. O football virou o futebol, o goal se tornou gol e stadium se tornou estádio. Porém, a pelada é um caso à parte quando falamos desse assunto.
Isso porque não existe uma única origem, mas sim alguns estudos e hipóteses para saber a razão de um nome tão curioso para o bom e velho futebol sem compromisso com o grupo de amigos.
A principal explicação tem origem no latim. Segundo pesquisadores, pelada vem de “pillela”, diminutivo de “pila” que é como eram chamadas as bolas ou novelos de lã. Com o tempo, o nome teria se alterado até finalmente ser chamado como conhecemos hoje.
Porém, essa não é a única possível explicação para a origem do nome. Para alguns, as partidas informais ganharam esse nome por serem disputadas em terrenos com pouca ou nenhuma grama, sendo “peladas”.
CURIOSIDADE → Ao contrário do que muitos podem pensar, a pelada não tem nada a ver com uma pessoa nua, sendo apenas uma coincidência.