Por mais que sejam parecidos a princípio, o esporte amador e o profissional possuem diferenças consideráveis e que mudam radicalmente a forma como eles são praticados e também o impacto na vida dos atletas.
Fazer atividades físicas por prazer não é nada parecido com ter que executar algo profissionalmente, em alto rendimento e com a pressão por resultados.
E como isso funciona na prática? Qual o melhor caminho para quem deseja começar ou aprimorar em alguma modalidade? Vamos descobrir agora!
Você e um jogador de futebol podem gostam do esporte da mesma forma e respirar aquilo todos os dias, mas é a intensidade com que as coisas acontecem que diferencia quem faz aquilo apenas por amor dos que são pagos para executar uma atividade.
Um atleta profissional possui um treinamento rígido, metas a serem atingidas e um suporte de médicos, fisiologistas e treinadores para desempenhar o melhor papel. Enquanto isso, o esporte amador pode até possui uma rotina de treinos e competições, mas sem a mesma pressão e focando sempre no amor pelas atividades ao invés de focar exclusivamente no desempenho.
Seja alguém que participa de torneios ou simplesmente gosta de praticar alguma atividade física no tempo livre, é certo que o esporte amador traz vários benefícios para a sua vida. Veja algumas delas:
Cuidados com a saúde: fazer atividades físicas é altamente recomendado para melhorar a saúde e se manter em forma para uma longa vida. Isso acontece principalmente no esporte amador, onde o atleta não precisa ir até o limite e muitas vezes comprometer o corpo em busca de resultados.
Sai a pressão e entra a diversão: ninguém quer ter se estressar e arrumar problemas no esporte, e é esse o espírito do amador. Por outro lado, os atletas que conseguem altos salários e fama são ainda mais cobrados e devem ter um rendimento próximo da perfeição em todos os momentos e nem sempre conseguem curtir o esporte como deveriam.
É mais divertido: jogar uma partida de futebol é sempre mais divertido quando você está cercado de amigos e pode até mesmo curtir um churrasco depois, não é verdade? Além disso, no esporte amador você pode escolher até mesmo o seu uniforme e decidir qual será o manto da equipe.
Você decide quando praticar: no esporte amador não há pressão de torcedores, empresários ou até mesmo dos adversários. É você quem escolhe o seu ritmo, a intensidade e quando fazer, priorizando sempre o seu bem-estar.
Você gosta tanto de um esporte, tem talento e acha que quer praticar ele ainda mais? Confira o que levar em conta na hora de decidir se o seu caminho é o amador ou profissional.
Um atleta profissional deve dedicar muitas horas por dias e abrir mão de diversas coisas para ter sucesso no esporte. Em muitas modalidades isso significa ter que deixar de lado outros desejos e interesses para se dar bem no mundo esportivo.
O esporte amador é muito menos exigente em termos financeiros, principalmente para a participação em competições. Quando há o profissionalismo, é dever do atleta custear viagens, treinamentos e suporte ou conseguir patrocinadores que assumam esses gastos.
Saber o seu limite é algo essencial para todo esportista, mas que é muito mais levado a sério no esporte amador. Atletas profissionais devem buscar os melhores resultados sempre, o que aumenta as contusões e desgastes físicos.
Querendo ou não, o esporte profissional é muito cruel quando se trata da idade e do condicionamento físico. Por outro lado, o esporte amador é aberto para todos que tenham prazer em alguma atividade, independentemente de quantos anos tenham ou se estão em forma.