Cuidar do material de jogo é o básico para todo jogador de futebol, e isso inclui a limpeza da sua chuteira. Os atletas profissionais contam com roupeiros e diversos profissionais para isso, mas os amadores precisam lidar com as sujeiras no calçado e saber como fazer isso é muito importante.
Uma chuteira limpa melhora a sua performance dentro do campo ou quadra e ainda ajuda na conservação do material para que a sua companhia de toda pelada dure por muito mais tempo.
Se você ainda não sabe como fazer a limpeza da sua chuteira, confira algumas dicas que nós separamos para você colocar em prática. Você vai ver que é muito mais fácil do que parece e tenho certeza que vai gostar muito do resultado final quando ela estiver brilhando e pronta para ser usada novamente.
Assim como qualquer outro produto, a manutenção é um componente importante para que ele dure por muito mais tempo. Em uma chuteira isso pode ser dividido em duas partes: uso e limpeza.
A primeira, como você deve imaginar, não é muito fácil de controlar. Dependendo do piso onde você for jogar, sua chuteira irá estragar mais ou menos com o passar do tempo, principalmente quando for em algum lugar aberto ou com terreno não tão bem cuidado assim.
Já a segunda parte é com você. Afinal de contas, a chuteira não vai se limpar sozinha e isso não é algo que dê para fazer apenas jogando água – aliás, NUNCA enxágue ela.
Jogar futebol em campo de grama natural ou sintética sempre deixa a chuteira um pouco mais suja que o normal. Para começar a dar um trato nela tire a sujeira mais grossa batendo uma chuteira na outra ou usando uma escova para remover as mais resistentes
Eles devem ser limpos separadamente e deixados ao sol para secar. Antes de colocá-los, verifique se estão realmente secos ou se ainda estão levemente úmidos.
Uma boa passada de pano com água e sabão pode ajudar a deixar sua chuteira mais limpa, mas para ficar brilhando é preciso contar com uma ajudinha extra. Existem produtos específicos para a limpeza de chuteira que não vão agredir o material e ainda ajudam a remover toda a sujeira da parte externa.
Ao final desta etapa, enxugue a chuteira com um pano seco e sempre tomando cuidado para evitar que algum líquido entre na parte interna.
Por mais que raramente fiquem sujas, é válido também olhar com cuidado para a parte interna da sua chuteira. Uma maneira interessante de cuidar dela é colocar um pedaço de jornal para que ele absorva toda a umidade presente e evite problemas por lá.
Além disso, outra aplicação interessante para o jornal é manter a forma do calçado. Essa é uma técnica muito usada por sneakerheads para deixar os tênis – no seu caso, a chuteira – com o formato original. Para isso é só colocar um pedaço de papel seco com o formato da parte interna e trocar com o tempo.
Para finalizar com chave de ouro não tem segredo: é preciso deixar secando em um local arejado e com ventilação. Uma chuteira molhada pode criar fungos e estragar definitivamente ela.