Esporte e emoção estão ligados há muitos anos. Um dos principais motivos é a realização de uma competição que acontece em ciclos de quatro anos e envolve o mundo inteiro durante um mês. O nome dele é Olimpíadas.
Também conhecida como Jogos Olímpicos, é a maior festa do esporte e possui um enorme impacto ao colocar atletas de elite para competirem pela medalha mais disputada nos mais variados esportes.
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esta competição, saber detalhes da história e relembrar um pouco mais dos momentos mais marcantes já registrados nas pistas, quadras e piscinas ao redor do planeta.
A criação das Olimpíadas é muito mais antiga do que várias pessoas podem imaginar. Segundo historiadores apontam, o surgimento aconteceu em 776 a.C., embora a data não seja consenso entre estudiosos.
Os jogos aconteciam na cidade de Olímpia — daí o nome da competição — e tinham como objetivo homenagear Zeus, o principal deus da mitologia grega. Os vencedores ganhavam coroas de oliveiras, que representavam a supremacia moral e espiritual.
A primeira olímpica acabou em 393 d.C., quando o imperador romano Teodósio proibiu a realização dos jogos.
E a volta demorou muito. A edição seguinte dos Jogos Olímpicos aconteceu em Atenas, na Grécia, apenas entre 1875 e 1881, conforme apontam registros históricos. O idealizador foi o esportista francês Barão Pierre de Coubertin, com 14 países participantes e 241 atletas homens.
Assim como acontecia na antiguidade, as mulheres não podiam participar das Olimpíadas. Nessa primeira edição dos “novos” Jogos Olímpicos, as modalidades realizadas foram atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação e tênis.
Seria quase impossível listar todos os grandes momentos já vividos nos jogos olímpicos ao longo de tantos anos. Selecionamos alguns dos principais acontecimentos que nos relembram da importância do espírito olímpico.
O ano de 1936 marcou um duro golpe contra os nazistas. As Olimpíadas de Berlim eram a tentativa de Adolph Hitler de marcar a supremacia ariana, mas tudo foi por água abaixo quando o jovem corredor americano Jesse Owens, um homem negro, venceu quatro medalhas de ouro diante do líder do partido nazista.
A perfeição existe e a ginasta romena Nadia Comăneci provou isso ao tirar nota 10 na ginástica artística nas Olimpíadas de Montreal em 1976. Com apenas 14 anos de idade, ela conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze nesta edição.
De todos os mascotes olímpicos, o Urso Misha foi definitivamente um dos mais populares já criados. Representando o animal símbolo do país, ele foi o “rosto” das Olimpíadas de Moscou em 1980.
O grande momento foi na cerimônia de encerramento, quando um mosaico representando o Urso Misha “chorou”, pois estava triste pelo fim da competição.
O que tem de tão especial uma atleta profissional terminar uma prova? Não seria nada se a maratonista suíça Gabriela Andersen-Schiess não estivesse desidratada e com fortes cãibras. A cena de sua chegada, muito debilitada e lutando contra a dor, foi sem dúvida um dos momentos mais especiais em Los Angeles em 1984.
O maior time de basquete de todos os tempos deu show em 1992 nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Com uma equipe cheia de astros como Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Charles Barkley, o ouro foi para os Estados Unidos graças ao maior elenco já visto nas quadras.
Poucas pessoas sabiam que exista uma medalha mais importante do que o ouro que uma invasão marcou para sempre as Olimpíadas de Atenas em 2004. Interrompido por um manifestante enquanto liderava a prova, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima foi ajudado pelo público e terminou em terceiro.
Mais do que o bronze, ele foi condecorado com a Medalha Pierre de Coubertin, concedida pelo Comitê Olímpico Internacional para aqueles que demonstram alto grau de esportividade e espírito olímpico.
Até onde você consegue chegar em 9,63 segundos? Em Londres 2012, o super atleta jamaicano Usain Bolt levou este tempo para vencer e registrar o recorde olímpico dos 100 metros rasos.
A marca deixou o mundo boquiaberto e até hoje segue insuperável.
Quer saber mais curiosidades, dicas e fatos históricos do mundo dos esportes? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de entrada.
COMPARTILHAR |