Tire todas as suas dúvidas sobre como ir pedalando para o trabalho e comece agora mesmo a usufruir de todos os benefícios que essa prática oferece.
Emagrecer, fugir do trânsito, economizar… Essas são apenas algumas das razões que fazem inúmeras pessoas deixarem o carro de lado para ir pedalando para o trabalho.
É claro que essa mudança resulta em diversos benefícios. Afinal, ao andar de bicicleta, você consegue perder peso, ganhar massa muscular, aumentar o bem-estar e ainda fazer bem para o meio ambiente.
Porém, antes de começar com esse novo hábito, é fundamental levar em consideração algumas questões. E para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos 10 dicas que vão te ajudar a começar agora mesmo a ir pedalando para o trabalho.
Para cultivar o hábito dia após dia, baixe nosso calendário ao final desse post e lembre-se da sua meta a cada passo cumprido!
Uma das razões que mais fazem ciclistas desistirem de ir pedalando para o trabalho após poucas semanas de prática é o cansaço. Por essa razão, a nossa primeira dica é começar devagar e ir progredindo aos poucos.
Você pode revezar os dias da semana, utilizando a bicicleta em alguns dias e o carro em outros. Outra opção bacana é ir de bike e voltar de ônibus para casa.
O motivo para isso tudo é que, ao aumentar o ritmo aos poucos, você diminui os riscos de lesões e de cansaço extremo. Dessa forma, as chances de se manter motivado são ainda maiores.
Uma dificuldade comum entre aqueles que desejam ir pedalando para o trabalho é não saber onde guardar a bicicleta durante o expediente.
Algumas empresas são grandes apoiadoras e oferecem uma infraestrutura melhor para quem opta por esse meio de transporte alternativo. Outras, por não terem espaço disponível acabam não conseguindo oferecer o suporte necessário.
Sendo assim, esse é um assunto que deve ser analisado antes de começar a ir pedalando para o trabalho. Afinal, é fundamental cuidar desses detalhes com antecedência para não ser pego de surpresa e não ficar preocupado com a segurança da sua bike durante o expediente.
Além do local para guardar a bicicleta, antes de começar a ir pedalando para o trabalho, você também deve verificar se há chuveiros disponíveis no seu trabalho.
Mas se não houver, isso não é desculpa para não utilizar a bike. Você pode usar lenços umedecidos antes de começar o expediente, por exemplo. Não se esqueça de preparar uma mochila com roupas extras na noite anterior!
Uma das primeiras coisas que você deve saber antes de começar a ir pedalando para o trabalho é se há ciclovias no trajeto entre a sua casa e o trabalho? Afinal, elas são as opções mais seguras para você se locomover.
Para te ajudar nessa tarefa e definir toda a rota, você pode fazer buscas no site da prefeitura da sua cidade ou até mesmo procurar no Google Maps. E não esqueça de testar o percurso em um dia de folga, para ter certeza de quanto tempo você vai levar para ir e voltar do trabalho.
Uma das maiores vantagens de ir pedalando para o trabalho é a possibilidade de conhecer novos lugares. Por isso, uma ótima dica é realizar rotas alternativas algumas vezes na semana.
Faça isso quando estiver voltando para casa, quando não houver pressa para chegar, e desfrute de um novo passeio. Essa é uma das melhores formas de escapar da mesmice e se manter motivado.
Uma preocupação um tanto comum entre os iniciantes é como se manter seguro andando de bike em meio ao trânsito. Para isso, existem algumas coisas que você não pode esquecer:
Saiba quais são os materiais e vestimentas adequadas para o ciclismo em nosso Guia Completo de Ciclismo para Iniciantes:
Uma das melhores formas para espantar a preguiça é já deixar tudo pronto para ir pedalando para o trabalho na noite anterior. Já deixe a bike pronta, assim como os calçados, os acessórios de segurança e as roupas que serão utilizadas no trabalho.
E se você não quiser carregar uma mochila sempre com você, que tal levar todas as roupas da semana uma única vez? Você pode levar as roupas limpas na segunda-feira e voltar com as peças sujas na sexta-feira, por exemplo. 😉
Verificar a previsão do tempo para todo o dia é uma das coisas mais importantes que você deve fazer quando deseja ir pedalando para o trabalho. Dessa forma, você vai saber se deve levar uma capa de chuva por precaução ou levar um casaco mais pesado, caso a temperatura fique mais baixa.
Agasalhos para a prática do ciclismo são fundamentais em qualquer momento, mas serão especialmente úteis em dias frios e chuvosos. Afinal, casacos impermeáveis e de boa qualidade são mais resistentes e protegem do clima sem atrapalhar a movimentação. Confira:
Além disso, vale a pena manter sempre uma muda de roupas de ciclismo no trabalho. Pois, se você pegar chuva na ida, pode ser que não dê tempo das peças secarem até o final do expediente.
Se você faz parte daquele grupo que não tem o costume de tomar café da manhã, saiba que esse hábito deve mudar antes de começar a ir pedalando para o trabalho. Vale lembrar que estamos falando de uma prática esportiva e que é por meio dos alimentos que você terá a energia necessária para todo o percurso.
Mas, é claro que cada pessoa tem costumes e necessidades diferentes. Justamente por essa razão é importante contar com o apoio de um nutricionista, para garantir que você está ingerindo todos os nutrientes necessários.
Uma das melhores formas de manter a motivação alta é se juntar a um grupo de pedalada. Afinal, essa é uma excelente maneira de fazer amigos e, de quebra, você ainda aumenta a segurança durante o percurso.
Mas como encontrar o grupo ideal para você? Você pode encontrá-los em lojas de bike, nas redes sociais ou até mesmo na rua. Viu um grupo de pedal utilizando a mesma camiseta por uma ciclovia? Não tenha vergonha de se aproximar, quando possível, para pedir informações sobre o grupo.
Finalmente, agora que você já sabe tudo o que precisa para começar a ir pedalando para o trabalho, clique aqui e baixe nosso calendário para você cultivar o hábito passo a passo!
De bicicleta para o trabalho em 10 dias!
COMPARTILHAR |