A aplicação de vacina da Covid-19 e a prática de exercícios físicos são temas que chamam a atenção de muitas pessoas. Vamos entender melhor esse assunto?
Tem muita gente com dúvidas sobre a vacina da Covid-19 e a prática de exercícios físicos. Em primeiro lugar, porque tanto a doença quanto os imunizantes são recentes em nossas vidas.
Mas, será que esse assunto é tão difícil como as pessoas estão pensando?
A resposta curta é: não. Sendo assim, se você está ansioso pela vacina, mas teme as reações, este artigo é para você! Nós fomos atrás das informações mais recentes, em fontes oficiais, e preparamos este material.
Vamos lá?
Siga este guia rápido para navegar rapidamente entre as perguntas:
Não. A vacina é um imunizante que agirá no seu corpo estimulando a criação de anticorpos contra a Covid-19. Esse processo é simples — e você já passou por ele diversas vezes.
Na sua infância, você não faltou a escola por tomar vacinas. Quando adulto, é provável que a vacina não tenha te impedido de trabalhar, certo?
Muitas empresas aplicam vacinas, como a da Gripe, para proteger seus colaboradores. Sendo assim, não há razão para pensar que a vacina da Covid-19 e a prática de exercícios físicos são inimigos, ok?
As reações dependem do sistema imunológico da pessoa. Pessoas com o sistema imunológico mais fraco podem ter uma reação mais forte em relação a qualquer vacina — não só a de Covid-19. Isso não significa que estejam doentes!
Os sintomas mais comuns incluem dor no local da aplicação, febre leve (38ºC) e calafrios. Se você tem filhos, deve se lembrar que esses sintomas também são comuns quando os bebês tomam as suas primeiras vacinas.
De forma alguma. Em primeiro lugar porque todas as vacinas podem dar algum tipo de reação e as reações vacinais são parecidas.
Em segundo lugar, lembre-se que estamos em uma pandemia e que a vacinação é a única maneira de reduzir o número de internamentos e mortes.
Depende da reação e do exercício. Se você está com dor no braço, local onde foi aplicada a vacina, pode ter dificuldades para fazer musculação, por exemplo.
Agora, se você tiver febre e calafrios, o ideal é ficar descansando, ajudando o seu corpo a se recuperar. As reações da vacina Covid-19 podem durar até três dias. No caso de febre, você pode consultar um médico para que ele lhe receite um antitérmico.
A vacina da Covid-19 e a prática de exercícios físicos geraram muitas perguntas. Mas, como você viu, trata-se de uma questão de equilíbrio.
Em um estudo publicado pela revista SportsMed, especialistas indicam que pessoas que praticam atividade física de maneira regular, em modalidades moderadas ou intensas, possuem uma melhor resposta vacinal. Imunologistas explicam que o efeito do exercício não modifica a eficácia da vacina, mas melhora a resposta imune do organismo.
Como você deve imaginar, saúde é um tema muito importante para a gente. Durante essa época de retomada, estamos trabalhando para auxiliar ao máximo os amantes de esporte!
Por isso, preparamos um infográfico para sanar suas dúvidas sobre a vacina da Covid-19 e a prática de exercícios de forma prática e rápida. Confira e faça o download!
Siga a Ardos nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!
COMPARTILHAR |