Quando você pensa em um esporte emocionante, cheio de lances incríveis e com partidas históricas provavelmente pensa no futebol, basquete ou algum esporte olímpico, não é mesmo? Pois saiba que todas essas características estão presentes no xadrez, esporte que voltou aos holofotes após o sucesso da série O Gambito da Rainha, da Netflix.
Os episódios nos mostram a jornada de Beth Harmon, órfã que conheceu o xadrez quando criança e se apaixonou pelo esporte logo de cara. Mesmo com uma vida pessoal conturbada, os amigos feitos ao longo da carreira e o talento para escolher a jogada certa fizeram com que a protagonista vivesse aventuras e conhecesse o mundo em jogos eletrizantes.
Deixando a trama de lado, todos que conhecem e aprendem a jogar xadrez entendem a razão da popularidade desse jogo criado há mais de mil anos e de origem incerta que possui “apenas” um tabuleiro e poucas peças.
Seja um simples movimento ou a execução da Defesa Siciliana, o esporte jogado por 32 peças sobre um tabuleiro de 64 casas é um dos mais acessíveis que existem, pois pode ser praticado por pessoas de todas as idades, tipos físicos e não custa quase nada.
São dois lados, pretas e brancas – que sempre iniciam o jogo. Cada time possui 16 peças que devem iniciar o jogo sempre na mesma posição. Cada peça possui um movimento específico e todas trabalham para o grande objetivo que é derrubar o rei adversário.
Quando seu rei morre, a partida acaba e o oponente vence. O nome disso é xeque-mate.
As peças do xadrez:
- Rei
- Rainha
- Torre
- Bispo
- Cavalo
- Peão
Apesar de ser simples de jogar, são as incríveis estratégias que tornam esse esporte tão interessante. Enxadristas profissionais estudam muitas horas e são capazes de prever muitos movimentos com antecedência.
Uma das principais vantagens do xadrez para iniciantes é que ele pode ser jogado online gratuitamente ou até mesmo com tabuleiros físicos que custam poucos reais.
Se você já sabe as regras ou é um expert em xadrez, deveria considerar a possibilidade de participar de campeonatos. Apesar de ser um esporte individual, é comum que grupos se reúnam para praticar e se prepara para as competições.
A principal diferença entre o enxadrista amador e o profissional é o grau de exigência de cada um. Atletas remunerados costumam passar horas treinando todos os dias e são capazes de executar movimentos bem complexos.
Se esse não é o seu caso, saiba que é possível se divertir muito em torneios amadores e praticar o seu amor pelo xadrez sem a pressão por resultados. Muitos deles são organizados pela internet, então fique de olho para encontrar algum na sua região!
Confira alguns fatos interessantes sobre esse esporte:
Calma, não vou dar spoiler. O Gambito da Rainha é uma jogada do xadrez que sacrifica o peão para obter o controle do tabuleiro e vencer a partida ao final. É considerada uma das aberturas mais populares do esporte.
Um dos maiores jogadores da história do Xadrez não é humano. O computador Deep Blue foi desenvolvido pela IBM apenas para esse esporte. Seu grande momento foi a partida contra a estrela Garry Kasparov, considerado o melhor enxadrista da história.
O primeiro duelo entre os dois foi vencido pela máquina, tendo Kasparov como vencedor em alguns confrontos seguintes.
Garry Kasparov foi o mais jovem campeão mundial, com apenas 22 anos de idade. O soviético conseguiu este feito em 1985 usando a estratégia da Defesa Siciliana, considerada uma das melhores respostas das peças pretas.
Essa expressão é usada quando se derruba o rei do adversário e tem origem na frase persa “shah mat”. A tradução mais apropriada seria “o rei está morto”.