Blog

Como incentivar o esporte: 8 dicas fundamentais

Você sabia que o Brasil é um dos países mais sedentários do mundo? Para te ajudar a diminuir essa taxa e melhorar a saúde de seus amigos e familiares, separamos as melhores dicas sobre como incentivar o esporte.

como incentivar o esporte

Quase metade dos brasileiros são sedentários. Esse foi o resultado de uma pesquisa feita pelo Ministério do Esporte, em 2015. Para ser mais preciso, 46% das pessoas não praticam nenhum esporte.

Apesar de serem inúmeras as opções de atividades esportivas (como caminhar, correr, nadar, jogar futebol,…), a quantidade de sedentários cresce a cada ano.

Para evitar que isso aconteça, decidimos reunir 8 dicas de como incentivar o esporte

Confira a seguir e comece agora mesmo a ajudar seus amigos, familiares e colegas a terem uma vida mais saudável!

8 dicas de como incentivar o esporte

Quem pratica exercícios vive mais e melhor

Especialmente quando aliada a uma alimentação saudável, a prática esportiva é benéfica para o ser humano. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, bastam 30 minutos de exercícios diários para sair do sedentarismo. Com isso, recebem-se os seguintes benefícios:


melhora do metabolistmo

Aceleração do metabolismo;

controle de peso

Controle de peso;

queima de gordura

Queima de gordura;

tonificação muscular

Tonificação dos músculos;

prevenção de doenças

Prevenção contra inúmeras doenças, como infartos e derrames;

sensação de bem-estar e prazer

Aumento da sensação de bem-estar e prazer;

convívio social

Melhora do convívio social;

maior energia

Maior energia;

Melhora da circulação sanguínea

Melhora da circulação sanguínea;

Aumento da resistência;

Aumento da resistência;

Equilíbrio da pressão arterial

Equilíbrio da pressão arterial;

autoestima

Melhora da autoestima;

relaxamento

Diminuição do estresse e dos riscos de depressão;

controle do colesterol

Controle do colesterol;

Melhora do sono.

Melhora do sono.


Relembre os riscos do sedentarismo

Se todas as vantagens acima não forem suficientes para convencer seu amigo, você pode optar pelo caminho inverso. Diga que ele provavelmente faz parte da estatística da Organização Mundial de Saúde (OMS), que diz que 20% dos adultos e 80% dos jovens não praticam atividades físicas com a regularidade que deveriam.

Além disso, traga à tona os riscos que o sedentarismo pode causar. Alguns deles são a obesidade e maior propensão a algumas doenças, especialmente quando envolvem problemas cardíacos, diabetes ou câncer.

A falta de exercícios físicos também pode causar dores articulares e musculares. Vale a pena conversar com essa pessoa a respeito disso.

Ajude a encontrar um esporte prazeroso

Se você quer aprender como incentivar o esporte em uma pessoa sedentária, saiba que encontrar um esporte prazeroso é um dos pontos-chave. Dessa forma, aquela sensação de obrigação desaparece.

esporte prazeroso

Isso acontece porque a pessoa passa a enxergar a atividade como entretenimento. Com o tempo, o esporte se torna uma atividade natural. Além de fazer bem para o indivíduo, acaba servindo até mesmo como uma válvula de escape.

Devagar se vai ao longe

Essa frase se aplica a muitas coisas, inclusive ao incentivo a práticas de esportes. Você já sabe que não adianta querer tirar o tempo perdido, mas a pessoa que você está tentando ajudar talvez não saiba disso.

Por isso, é fundamental ressaltar a importância de uma inclusão gradativa das atividades físicas na rotina. Se o novo praticante se apressar, ele pode acabar se frustrando e se lesionando. Saiba mais em:

Tempo mínimo de exercício diário: quanto preciso fazer para ser saudável?

5 º Começar cedo

Se, desde a infância, a pessoa já for acostumada a praticar esportes, a tendência de que ela leve isso para o restante de sua vida é maior. Por essa razão, é importante incentivar os pequenos a adquirir esse hábito.

Além dos benefícios físicos, mentais e sociais, praticar esportes nessa faixa etária ainda ensina lições valiosas. Algumas são:

Senso de responsabilidade;

Trabalho em equipe;

Respeito às autoridades;

Disciplina;

6 º De acordo com suas características

Todo esporte é benéfico. Mas, dependendo das características de cada indivíduo, algumas atividades podem ser mais ou menos indicadas.

Por exemplo, para pessoas que estão acima do peso, você pode recomendar atividades de menor impacto. Bicicleta e natação são ótimos exemplos de exercícios que oferecem inúmeros benefícios e não vão causar uma possível lesão. Para auxiliar nessa escolha, siga as dicas de nosso post:

Quero praticar um esporte! Por onde começar?

Incentive pelo exemplo

Essa é uma das principais dicas sobre como incentivar o esporte. Afinal, como já dizia John Wooden:

Não deixe o que você não pode fazer interferir no que você pode fazer.

Por isso, não deixe nunca de praticar suas atividades e mostrar aos outros o quanto esse estilo de vida saudável te faz bem.

Ao incentivar pelo exemplo, as chances de conseguir convencer seus amigos e familiares sobre a importância da prática de exercícios físicos regulares é ainda maior.

8 º E se falarem que estão muito velhos para começar…

Essa é uma das desculpas mais frequentes entre pessoas com uma idade mais avançada. E se, por acaso, você ouvi-la de alguém, basta repetir a seguinte frase de Jackie Joyner-Kersee, uma das melhores atletas no heptatlo e salto em distância:

A idade não é uma barreira. É um limite que colocamos na nossa mente.

Jackie Joyner-Kersee
como incentivar o esporte aos mais velhos

Finalmente, não se esqueça de que a união é uma das principais características de qualquer esporte, mesmo os individuais. Trocar experiências e quebrar barreiras faz com que o esporte crie relações que vão durar toda a vida.

E é justamente para isso que a Ardos existe: para dar vida a equipes de todos os tamanhos, estampando na sua camisa, a força que te faz ir mais longe.

Quer saber mais sobre os nossos produtos? Clique aqui e confira!

< Voltar