Todo mundo sabe que precisa se exercitar, não é mesmo? Mas, o tempo mínimo de exercício diário ou semanal que alguém deve fazer? Será que o mesmo tempo vale para todos os esportes?
São muitas perguntas — e é importante que você saiba respondê-las, pois se trata da sua saúde. Pensando nisso, decidimos publicar este material para que você coloque a quantidade correta de exercício na sua agenda!
Você já sabe que exercício faz bem à saúde. Além de atuar na prevenção de doenças, como diabetes e pressão alta, a prática de exercício ajuda a lidar com um problema comum: a insônia.
De acordo com a OMS, 40% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono — e a pandemia pode ter piorado esse cenário. Em 2020, no começo da pandemia, a palavra “insônia” foi o termo mais buscado no Google.
Portanto, se você está com dificuldades para descansar, vale a pena começar a praticar exercícios, mesmo que em casa.
Em 2010, a OMS revisou as suas recomendações de exercícios. Hoje, o recomendado é de até 300 minutos por semana, no caso de adultos. Agora, se forem exercícios de alta intensidade, o tempo recomendado é de até 150 minutos semanais.
Já o tempo mínimo de exercício diário é de 30 minutos, independentemente da modalidade do treino.
É claro que existem pessoas que treinam mais do que isso, como os atletas profissionais. Mas, se você não é um atleta, deve equilibrar a prática de exercícios dentro de uma média que não sobrecarregue o seu corpo. Isso evitará lesões.
Um erro comum é tentar compensar a falta de exercícios, praticando-os em excesso depois. Isso não ajuda a pessoa a ficar mais saudável, pelo contrário. As chances de uma lesão muscular, nos tendões e articulações só aumenta.
O controle do peso, caso também seja um objetivo para você, também é prejudicado. A prática desregrada de atividade física contribui para o chamado “efeito sanfona”.
Se você ainda não tem o hábito de se exercitar, comece com atividades de baixa intensidade, como caminhadas, subir escadas, alongamentos, etc. Para evitar que você abandone os exercícios, escolhe uma atividade que você goste.
Agora, se você já praticava exercícios físicos, faça um treino de adaptação. Não adianta tentar voltar à prática como se o tempo não tivesse passado. O seu corpo pode estar um pouquinho enferrujado, mas, em algumas semanas, ele pode voltar ao ritmo dos seus tempos de atleta. Por isso, tenha paciência.
Também é importante consultar um médico, mesmo que você faça atividades físicas de baixa intensidade. A consulta médica vai te ajudar a ter uma vida mais sadia. Fazer consultas de rotina é um hábito saudável, assim como fazer exercícios.
Outra boa prática é ter uma dieta que priorize alimentos saudáveis. Isso significa que você deve evitar o consumo excessivo de açúcares, alimentos ultraprocessados e gorduras.
Bater um papo com uma nutricionista pode ser bem legal, para não correr risco de faltar algum nutriente na sua alimentação. Ah! Nada de tomar suplementos ou vitaminas por conta própria, ok?
Com 30 minutos por dia, você já consegue fazer o tempo mínimo de exercício diário, o que o ajudará a ter uma vida mais saudável. É pouco tempo — bem menos do que você gasta vendo séries ou navegando pelas redes, né? Então, sem desculpas!
Se você está precisando de inspiração para começar a treinar, leia nosso artigo com 12 momentos históricos das mulheres no esporte!
Agora, se a dúvida é qual esporte começar a praticar, a dica é clicar no post abaixo que mais combina com você:
4 dicas para voltar a fazer exercícios em 2021
5 atividades esportivas para curtir em grupo no verão
4 atividades para praticar entre pai e filho
COMPARTILHAR |