Descubra o que você deve levar em consideração na hora de procurar um grupo de pedal e conheça as principais dicas sobre como interagir com os outros ciclistas.
Os grupos de bike são comunidades criadas por ou para ciclistas. Perfeito para quem está começando, o objetivo de um grupo de pedal é reunir pessoas com o mesmo propósito. E as vantagens de fazer parte de um são imensas.
Além da facilidade para obter informações e dicas sobre a prática esportiva, fazer parte de um grupo de bike ainda permite que você socialize, conhecendo novas pessoas. Sem falar, é claro, na maior segurança na hora de pedalar.
Mas, o mais importante de tudo isso é o aumento da motivação. Afinal, independente de qual seja seu objetivo, certamente há um grupo para te ajudar a alcançá-lo. Mas como encontrá-lo? Confira nossas dicas a seguir.
É verdade que a quantidade de opções de grupo de bike variam principalmente conforme o tamanho da cidade, por motivos óbvios. Mas, vale ressaltar que cada grupo possui suas próprias regras e características.
Você pode encontrar grupos de pedal focados em:
Além disso, ainda existem grupos que, mais do que combinar pedaladas, também fazem reivindicações para a classe.
Sendo assim, devido a tantas opções diferentes, é fundamental saber escolher o grupo ideal para você.
Podemos dizer que existem 2 questões principais que devem ser levadas em consideração na hora de definir se um grupo de pedal é o ideal para você ou não. Por isso, quando estiver prestes a escolher, responda às seguintes perguntas:
O grupo tem os mesmos objetivos que você?
O grupo possui o mesmo ritmo que você?
Além disso, também é fundamental pesquisar o perfil do grupo e dos ciclistas que fazem parte dele. Você pode não achar essa dica importante, mas na verdade será graças a ela que você saberá o que esperar do grupo.
Quer um exemplo? Alguns grupos mantém a regra do “todos juntos”. Ou seja: nenhum ciclista é deixado para trás. Já, em outros, o treino é o mais importante. Sendo assim, quem não conseguir manter o ritmo pode acabar se perdendo dos demais.
A primeira coisa que você pode fazer se está procurando um grupo de pedal é dar uma conferida na internet. Como os grupos de bike buscam popularizar a prática, eles normalmente usam canais, como as redes sociais, como forma de divulgação.
Além disso, também existem sites e ferramentas específicas para essa finalidade!
Essa é uma das formas mais simples de encontrar um grupo de pedal. Afinal, muitas lojas de bike servem como ponto de encontro. Sem falar naquelas que criam seus próprios grupos para incentivar a prática.
Você tem amigos que também gostam de pedalar? Por que não criar o próprio grupo? Da mesma forma que você pode não ter encontrado um grupo de bike que tenha os mesmos objetivos que os seus, o mesmo pode acontecer com outras pessoas.
Com o tempo, pode ter certeza que você vai conhecer vários outros ciclistas que buscam o mesmo que você.
De maneira geral, os integrantes de um grupo de pedal são muito receptivos. Mas, é claro, que existem algumas recomendações para você seguir durante o trajeto. A seguir estão as principais delas.
A primeira dica é também uma das mais importantes. Como já dissemos anteriormente, quando você procura por um grupo de bike, deve sempre levar em consideração o ritmo seguido pelos outros ciclistas.
Afinal, pedalar em grupo é completamente diferente de praticar sozinho. E, a partir do momento que você opta por pedalar com outras pessoas, deve respeitar o ritmo do restante do grupo.
É verdade que essa dica também serve para quando você vai pedalar sozinho. Porém, quando a prática é em grupo, esse cuidado acaba sendo maior. Afinal, envolve também a segurança de outras pessoas.
Por essa razão, lembre de:
Utilizar os equipamentos de segurança, especialmente o capacete;
Sinalizar as ações que você pretende realizar, como virar à direita ou reduzir a velocidade;
Respeitar as leis de trânsito;
Evitar freadas bruscas e manobras radicais, que podem colocar os outros ciclistas em risco.
Saiba quais equipamentos são essenciais para ciclistas em nosso blog:
Muitos grupos definem as paradas com antecedência e é preciso estar atento a elas. Dependendo do passeio, como no caso das viagens, por exemplo, elas podem inclusive acontecer com uma frequência maior.
Mas, o mais importante de tudo é que, tanto o local das paradas, quanto a duração devem ser decididas em conjunto, sempre levando em consideração o condicionamento físico de todos os participantes do grupo.
Sozinho ou acompanhado, imprevistos sempre podem acontecer. Porém, a grande vantagem de estar em grupo é poder contar com o apoio dos outros ciclistas. Por isso, em caso de qualquer imprevisto, seja paciente e esteja disposto a ajudar o colega.
Lembre-se que algum dia, pode ser você quem precise de ajuda. Sem falar que esses imprevistos geralmente acabam rendendo boas histórias para contar.
Esperamos que com todas essas dicas, você consiga encontrar o grupo de pedal perfeito para te motivar a seguir com a prática. Vale ressaltar que você não precisa fazer parte de apenas um grupo. Afinal, essa é uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas e fazer amigos.
E se, além de entrar para um grupo de bike, você também deseja ir pedalando para o trabalho, clique aqui e confira nossas dicas para começar o quanto antes.
COMPARTILHAR |