Blog

Por que sua criança deve praticar um esporte?

Você sabia que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que crianças e adolescentes pratiquem atividades físicas todos os dias? Para aquelas com idade entre 2 e 5 anos, a recomendação é de ao menos 2h de atividades diárias. Já para as crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, o tempo reduz para 1h por dia.

Independente de quanto tempo a OMS indica, a verdade é que incentivar crianças a praticar exercícios físicos é uma excelente maneira de contribuir para que elas tenham uma vida mais saudável. Mas, mais do que isso, as atividades físicas, em especial os esportes, podem contribuir e muito para a formação e desenvolvimento dos pequenos.

Quer saber porque sua criança deve praticar um esporte? Vamos te explicar na sequência.

Desenvolvimento físico

Como você já deve imaginar, estimular hábitos saudáveis desde a infância aumenta as chances de que essa criança tenha uma vida saudável também na fase adulta. Mas a verdade é que a preocupação com a saúde física das crianças, ainda na infância, também deve existir.

De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, 3,1 milhões de crianças com menos de 10 anos apresentam quadro de obesidade. Essa é uma doença crônica, relacionada a hábitos não saudáveis. E o pior: a obesidade ainda pode causar vários riscos à saúde, como diabetes e colesterol alto. Essa é uma das razões que fazem o incentivo à prática esportiva ser tão importante. Afinal, as atividades físicas reduzem os riscos da criança desenvolver obesidade e doenças como diabetes, hipertensão, cardiopatias, entre outras.

Outro ponto importante a mencionar é o quanto os esportes contribuem para a coordenação motora das crianças. Correr, saltar, chutar, pular e arremessar são movimentos que dependem da coordenação motora grossa. E ao praticar esportes, esses movimentos são feitos repetidamente, de maneira natural. Consequentemente, a coordenação motora é desenvolvida de forma integral, ajudando a criança na execução de outras atividades.

Mas isso não é tudo. Os esportes também contribuem em outros aspectos do desenvolvimento físico dos pequenos. Alguns exemplos, são:

Desenvolvimento intelectual

Você sabia que a prática de atividades físicas melhora a cognição? A cognição nada mais é do que a capacidade da criança de adquirir novos conhecimentos. Agora lembre-se que, durante a prática de um esporte, a criança precisa raciocinar, tomar decisões rápidas e fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Isso já mostra o quanto a prática de esportes na infância favorecem o desenvolvimento intelectual e cognitivo.

Desenvolvimento social

Um dos principais motivos do por que sua criança deve praticar um esporte está no desenvolvimento social. Afinal, os esportes, especialmente os coletivos, contribuem para a interação e integração social. Durante as atividades esportivas, a experiência de vida da criança se estende além do convívio familiar. Na prática, isso significa que ela aprende a viver em sociedade e a socialização é fundamental para que ela assimile padrões de comportamento.

Mas isso não é tudo. A prática de esportes ainda faz com que a criança:

Além disso, nos esportes, as vitórias e derrotas são naturais. E ao entrar em contato com essas realidade, a criança também aprende a lidar com frustrações e a ter persistência. Ou seja, o esporte ainda contribui para o amadurecimento da criança.

Desenvolvimento emocional

Por fim, se você quer saber por que sua criança deve praticar um esporte, não podemos deixar de citar o desenvolvimento emocional. A verdade é que a prática de atividades esportivas oferece inúmeros benefícios para a saúde mental da criança.

Inclusive, um estudo britânico publicado no The Lancet Journal of Psychiatry já comprovou que praticar exercícios na infância ajuda a prevenir depressão em crianças e adolescentes. Isso provavelmente acontece porque os exercícios físicos liberam substâncias que dão sensação de bem-estar e prazer. Eles são os famosos hormônios da felicidade.

Mas não é apenas no controle dos sintomas de ansiedade e depressão que os esportes são eficazes. No que diz respeito ao desenvolvimento emocional, a prática esportiva ainda:

Agora que você já sabe o porquê sua criança deve praticar um esporte, clique aqui e descubra quais são os melhores esportes para os pequenos.

< Voltar