Descubra quais são as 5 atividades físicas mais indicadas para quem precisa aliviar o estresse do dia a dia e superar a ansiedade.
Conhecido como um dos grandes males do século XXI, o estresse pode aparecer por inúmeras razões. Mas, as principais são as rotinas cada vez mais cansativas e até mesmo os avanços tecnológicos, que fazem com que as pessoas se movimentem menos.
Por essa razão, decidimos ressaltar a importância da prática esportiva como forma de aliviar o estresse e melhorar a saúde mental. Mas qual melhor esporte para ansiedade e estresse? A seguir você confere uma lista com as atividades mais indicadas para quem sofre com esses males.
O estresse e a ansiedade são considerados os grandes males do século XXI. Apesar de muitas vezes estarem relacionados, eles possuem definições completamente distintas.
É claro que esses problemas podem ser mais ou menos graves, dependendo do quadro do indivíduo. Sendo que, nos casos mais leves, existem várias formas de superar essas dificuldades. Tentar reduzir o nível de estresse diário, melhorar o sono e ingerir alimentos saudáveis, que aumentam os níveis de serotonina, são algumas das ações mais indicadas.
Além delas, a prática de atividades físicas também é uma excelente forma de prevenir e até mesmo tratar o estresse e a ansiedade. Inclusive, um estudo da Southern Methodist University comprovou que pessoas com ansiedade podem ter os sintomas amenizados se praticarem 150 minutos semanais de atividades físicas com intensidade moderada.
De maneira geral, todos os exercícios físicos podem contribuir para a saúde mental, tendo em vista que eles liberam hormônios que provocam bem-estar. Mas, existem esportes que são mais indicados quando o assunto é combater o estresse e a ansiedade.
Vamos descobrir quais são eles?
Além de ser um excelente exercício para tonificar os músculos dos braços, pernas e abdômen, o boxe ainda ajuda o praticante a queimar calorias e reduzir a celulite. Mas isso não é tudo.
Esse esporte também aumenta a autoconfiança e o empoderamento, sendo um dos mais indicados para pessoas que têm uma tendência à depressão, por exemplo. Sem falar que dar alguns socos ainda ajuda a extravasar sentimentos ruins, aliviando a tensão causada pelo estresse.
Na contrapartida do boxe, a yoga ensina o indivíduo a relaxar. Nela, você aprende a controlar a respiração, ajudando a combater a falta de ar e a tensão muscular, dois dos sintomas mais difíceis para quem tem ansiedade.
Vale ressaltar que durante as aulas de yoga, o indivíduo ainda aprende a controlar os pensamentos, fazendo dessa uma das modalidades mais indicadas para quem quer combater a ansiedade.
Se você quer descobrir qual melhor esporte para ansiedade, saiba que o pilates é uma das atividades físicas mais indicadas. Assim como a yoga, o pilates ensina o praticante a controlar a respiração e o corpo, de maneira geral.
Mas, mais do que isso, o pilates trabalha muito a concentração. E quanto maior é a concentração no treino, menor é o foco nos problemas do dia a dia.
Além disso, essa atividade aumenta a produção de endorfinas, hormônios que ajudam a aumentar o bom humor. Sem falar que o pilates utiliza um ritmo lento de expiração para a realização dos exercícios.
Consequentemente, ele ajuda a acalmar a mente e a relaxar regiões que têm a tendência de ficarem muito tensas devido ao trabalho no escritório, especialmente ombros, pescoço, punhos e costas.
É claro que não poderíamos deixar de citar as atividades cardiovasculares nessa lista. Todas elas, seja caminhada, bike, natação ou corrida são benéficas para a saúde mental.
Até porque, o simples fato de você estar no treino já limita a quantidade de informações que você vai receber, principalmente via email, ligações e mensagens. Somente isso já ajuda a acalmar a mente.
Mas, você sabia que manter um ritmo confortável durante a corrida também ajuda a esquecer as preocupações do dia a dia? Sem falar que ela ainda auxilia no combate à insônia, um dos problemas que acompanha quem sofre de ansiedade.
Vale ressaltar que a definição do “ritmo confortável” depende exclusivamente do praticante. Para alguns, as longas distâncias podem ser mais indicadas, enquanto outros podem preferir os “treinos com tiros.”
Para fechar essa lista sobre qual melhor esporte para ansiedade, não poderíamos deixar de citar a dança. Essa atividade é perfeita para aliviar tensões e para se distrair das preocupações do cotidiano.
Sem falar que a dança também é uma forma de expressão e até mesmo um refúgio. Poucas atividades podem reunir todas essas características: ser ao mesmo tempo uma prática divertida, criativa e desafiadora.
Todas as atividades físicas citadas acima são ótimas formas de aliviar o estresse e a ansiedade. Mas, mais importante do que isso, é fazer o que você gosta. Afinal, de nada adianta você tentar praticar yoga, por exemplo, se as aulas te deixarem mais ansioso(a). Se for sua primeira vez praticando um esporte, siga nossas dicas para iniciar a prática sem medo:
Quero praticar um esporte! Por onde começar?
Também vale ressaltar que o esporte não é uma terapia, mas sim uma ferramenta que pode te ajudar a combater esses males. Portanto, se o problema persistir, é fundamental contar com o apoio de um psicólogo.
Você gostou desse texto? Então aproveite para assinar a nossa newsletter. Nela, você vai encontrar vários conteúdos feitos especialmente para quem ama esportes e deseja manter a saúde em dia. 😉
COMPARTILHAR |