Quando pensamos em basquete, logo vem à nossa mente os Estados Unidos, né? Alguns esportes estão diretamente associados a um povo. O futebol, como sabemos, está associado ao Brasil.
Contudo, nosso país tem outra modalidade ligada à sua história — um esporte 100% brasileiro. Estamos falando do futevôlei.
Assim como o samba, a bossa nova e o carnaval, o futevôlei faz parte das contribuições que do Rio de Janeiro à cultura. Está pensando que estamos exagerando? Então, se prepare para saber tudo sobre o futevôlei, o mais carioca dos esportes.
Confira os assuntos deste post — você pode clicar para ir à parte que quiser ler:
O futevôlei surgiu no Rio de Janeiro, no ano de 1965. Naquela época, jovens costumavam se reunir na praia para jogar linha de passe. Nesse jogo, os participantes brincam com a bola sem deixar que ela caia no chão.
O problema é que havia uma lei no Rio proibindo qualquer jogo que não fosse praticado em um espaço delimitado, usando rede, de ser praticado nas praias. Sempre que os jovens iam jogar linha de passe, eles acabavam arrumando confusão.
Para fugir do aborrecimento, usou-se a criatividade para continuar jogando.
Os praticantes resolveram usar uma rede de vôlei, e praticar o esporte com os pés. Foi assim que surgiu o footvoley, ou vôlei com os pés, na tradução livre.
A primeira partida do novo esporte foi jogada em 1965, por Tatá, Luiz Fernando ‘Tananan’, Betão, Gagá, Ayrton, Adylton Brandão e Orlando Pingo de Ouro. De Copacabana a Ipanema, o futevôlei era jogado por craques e anônimos do futebol carioca.
Nos anos de 1980, os torneios de futevôlei passaram a ser transmitidos, no programa Show do Esporte. Com a narração de Luciano do Vale, o esporte carioca ganhou fãs no país inteiro.
Nessa época, duas estrelas do futebol brasileiro, Romário e Renato Gaúcho, passaram a praticar o futevôlei. Contudo, antes deles, vários craques já haviam dado um descanso para os gramados, passando a chutar a bola na areia.
Ok, agora quais são as regras para praticar esse esporte?
O futevôlei pode ser jogado em uma quadra de areia ou na praia. Na praia, o jogo é disputado por duas duplas. Na quadra, ele é disputado por duas equipes de cinco jogadores, sendo um deles reserva.
A partida começa com o apito do árbitro, mas a bola só será considerada “bola em jogo” depois do saque. A bola poderá ser tocada até três vezes antes de retornar para o outro lado. O toque pode ser feito com qualquer parte do corpo, menos as mãos, braços e antebraços.
As linhas que demarcam o campo são consideradas áreas de jogo, assim como no vôlei. Quem fizer 15 pontos ganha o set. Normalmente, os jogos têm três sets.
Para uma partida oficial de futevôlei, é necessário:
Aqui, demos uma pincelada nos equipamentos e regras. Porém, quando brincamos entre amigos o jogo pode ter as suas variações, né? Agora, se você quer seguir à risca as regras do esporte, visite o site com as regras oficiais para saber tudo sobre o futevôlei e suas especificidades.
Para ficar de olho nas competições e vitórias brasileiras dentro dessa quadra de areia, a melhor opção é seguir os craques do esporte.
Em outubro de 2020, rolou o World Footvolley, a primeira etapa da Liga Mundial de Futevôlei. Tanto na categoria masculina como feminina, o Brasil brilhou.
A dupla Vinícius e Paraná garantiram o título da chave masculina. Já a jogadora Natália Guitler se destacou por suas jogadas e foi coroada Rainha da Praia.
E se você também quiser ter em seu radar novos destaques, a nossa dica é ficar de olho na dupla Felipe e Renan. Apesar do pouco tempo nos circuitos, esses jogadores garantem vitórias com jogadas espetaculares.
O futevôlei faz parte da história do nosso país — e é um exemplo da alma do carioca. Agora que você sabe tudo sobre o futevôlei, que tal começar a acompanhar as partidas e torcer pelos nossos craques?
Se você quiser ficar sempre por dentro das novidades do mundo do esporte, é só colar com a gente. Aliás, aqui tem uma sugestão de esportes para você praticar durante o período de pandemia.
COMPARTILHAR |