Blog

Esportes de areia: tendências para a temporada

Conheça três esportes de areia que viraram febre em todo o país e aprenda todas as regras para poder jogar com seus amigos nesse verão.

esportes de areia 2021

Os esportes de areia têm ganhado cada vez mais adeptos, mesmo em cidades que não são banhadas pelo mar. E não poderia ser diferente. Afinal, eles oferecem inúmeros benefícios para seus praticantes, como:

Tudo isso, aliado ao fato de que esses esportes são praticados em um ambiente leve e acolhedor, com clima praiano. Ou seja, seus praticantes se sentem extremamente livres, contribuindo para o combate ao estresse e à depressão.

Mas além do vôlei e do futebol de areia, que são modalidades clássicas, quais outros esportes de areia estão em alta e como praticá-los? Nós vamos te contar a seguir!

Os 3 esportes de areia que serão a tendência do verão

Futmesa

Se você quer mostrar suas habilidades e ainda ter uma dose extra de diversão, o futmesa pode ser um dos esportes de areia mais indicados pra você. Mistura de futebol, futevôlei e tênis de mesa, ele pode ser praticado individualmente ou em dupla.

esportes de areia futmesa

Para jogar, você precisa apenas de uma bola de futebol e uma mesa, que é semelhante à do tênis de mesa, mas possui uma curvatura. Na hora do jogo, cada time deve ficar de um lado da mesa e o objetivo é fazer com que o adversário não consiga devolver a bola, assim como ocorre no tênis de mesa.

Regras


Com relação às regras, são permitidos três toques para cada lado, sendo que eles podem ser feitos com a cabeça, ombro, coxa, peito e pé. Os sets são disputados até 15 ou 21 pontos e para ganhar a partida, é preciso vencer 2 sets.

Diferente do futevôlei, no futmesa os jogadores podem sacar com qualquer parte do corpo, com exceção dos braços. Além disso, mãos e braços não podem tocar a mesa, mas você pode subir nela com os pés.

Benefícios


Criado no Brasil, esse esporte rapidamente tomou conta de clubes, escolas, praças e, principalmente, das praias. Sucesso entre atletas profissionais, o futmesa pode ser praticado por pessoas de todas as idades e oferece inúmeros benefícios.

Dentre os principais, estão:

Beach Tennis

O Beach Tennis, ou tênis de mesa, é um dos esportes de areia mais fáceis de ser aprendido. Originário da Itália, ele vem conquistando os brasileiros desde 2008. Mas, foi nos últimos anos que ele se tornou uma febre, ao ponto de hoje, a Confederação Brasileira de Beach Tennis estimar que existam ao menos 200 mil praticantes em todo o país.

Apesar de ser semelhante ao tênis tradicional, a modalidade possui algumas características distintas. Primeiramente, o Beach Tennis é praticado na areia. Por essa razão, a raquete e a bola são um pouco diferentes. Enquanto as bolas são mais murchas, as raquetes não possuem cordas e normalmente são feitas de carbono.

esportes de areia beach tennis

Esse esporte pode ser praticado um contra um ou em dupla, sendo que a bolinha sempre deve ser rebatida enquanto estiver no ar. Dessa forma, o objetivo é derrubar a bola no campo adversário.

Regras


Assim como no vôlei de areia, o saque no Beach Tennis pode ser feito de qualquer lugar, desde que atrás da linha do fundo. A altura da rede tem 1,70m e a pontuação é no estilo “0/15/30/40”, assim como no tênis. Porém, nesse caso, quando há empate em 40×40, não existe vantagem. Ou seja: quem fizer o próximo ponto, vence o game.

Benefícios


Podemos dizer que um dos principais benefícios do Beach Tennis é que ele é um esporte completo, que trabalha todos os grupos musculares. Afinal, os membros inferiores se fortalecem por causa da corrida na areia, enquanto os braços são trabalhados com a movimentação da raquete.

Além disso, ele também:

Futevôlei

É claro que nessa lista não poderia faltar o esporte mais brasileiro de todos. Criado nas areias do Rio de Janeiro, em 1960, o futevôlei se espalhou rapidamente pelo país e pelo mundo. Sendo que, atualmente, é um dos esportes de areia mais praticados em praias e clubes.

guia futevôlei

Podendo ser praticado com dois, três ou quatro jogadores em cada time, sendo a primeira opção a oficial, ele é uma mistura do vôlei de areia e do futebol. Seus fundamentos são o saque, o ataque, a recepção, a defesa e o passe, sendo que o objetivo é fazer com que a bola toque o solo do adversário.

Regras


A principal regra do futevôlei é que, para praticá-lo, você pode usar apenas os pés, pernas, ombro, peito e cabeça. Ou seja: mãos e braços são proibidos. Jogado na quadra de vôlei de praia, a recomendação é que a rede tenha 2,20m de altura no masculino e 2m no feminino.

Assim como no vôlei, são permitidos no máximo três toques na bola, antes de passá-la para o campo adversário. Ganha quem fechar os sets ao atingir 15, 18 (oficial) ou 21 pontos. Oficialmente, as partidas são disputadas em melhor de três sets.

Quer saber os detalhes do futevôlei, bem como os materiais necessários? Confira nosso guia:

Futevôlei: um guia para iniciantes

Benefícios


Assim como os outros esportes de areia, o futevôlei também é um exercício que mescla força e aeróbico. Sendo assim, ele:


Vale ressaltar que todas essas modalidades oferecem 20% a mais de resistência ao movimento, justamente por serem praticadas na areia. Por essa razão, é fundamental usar as roupas certas para não prejudicar sua agilidade ou a realização de determinados movimentos. 

Essa é uma das principais indicações do novo tecido Infinity, utilizado pela Ardos. Leve e sem reter suor, ele é o mais indicado para quem busca conforto e mobilidade para jogar nos dias mais quentes.

Quer saber mais sobre a nossa linha Premium? Clique aqui e confira!

Conheça a nova linha premium de uniformes esportivos personalizados da Ardos

< Voltar